26 fevereiro 2021

Conheça os benefícios dos vegetais e hortaliças

Conheça os benefícios dos vegetais e hortaliças

Manter uma alimentação variada e colorida é um dos grandes segredos para a boa saúde. Os vegetais de coloração verde-escura, como brócolis, couve e rúcula, por exemplo, são considerados os campeões em compostos antioxidantes, capazes de melhorar a imunidade e proteger os olhos e a estrutura óssea.

Segundo o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer (AICR), uma dieta rica em frutas e hortaliças variadas, em sua preferência cruas, ajuda a reduzir em até 70% o risco de desenvolver algum tipo de câncer. Ter verdes no prato é sinônimo de qualidade de vida! Conheça os benefícios dos vegetais e hortaliças para a saúde.

Benefícios para o cérebro

Grande parte das hortaliças possui o ácido fólico como nutriente principal. Essa vitamina do complexo B é altamente recomendada durante a gravidez, uma vez que auxilia na formação do cérebro do bebê, fortalece o sistema imunológico e previne doenças cardíacas.

Para os idosos, alimentos com betacaroteno, luteína, fitosterol e vitaminas E e K melhoram a percepção cognitiva e contribuem para a saúde cerebral.

terceira idade com saúde - SEPAC

Ricos em fibras e minerais

Alimentos de origem vegetal são ricos em fibras solúveis, que liberam substâncias protetoras no sistemas digestivo e circulatório e mantêm a glicose equilibrada. Uma dica para elevar a absorção desses nutrientes é consumir as hortaliças junto de frutas (ou do suco dessas frutas) ricas em vitamina C, como laranja, acerola, caju, abacaxi, kiwi e morango.

Protegem o coração

De acordo com o estudo INTERHEART, o consumo diário de frutas, verduras e legumes reduz em 30% a chance de desenvolver doenças coronárias. Outro dado importante constatado é que pessoas que consomem mais de 15 g de fibras diariamente decorrentes da ingestão de vegetais apresentam redução significativa também do risco de diabetes.

Conheça vegetais e hortaliças poderosos para a alimentação

– Alface: auxilia a boa visão, combate o estresse e a insônia e é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Possui ainda ferro, fósforo, fibras e cálcio. A alface melhora o funcionamento intestinal e ajuda na formação de ossos e dentes.

– Almeirão: alivia o cansaço e auxilia no crescimento. Possui vitaminas A e do complexo B, fibras, ferro, fósforo e cálcio. Ideal para manter a pele, a visão e as mucosas saudáveis.

– Abobrinha: reduz o cansaço mental e favorece a visão. Contém carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e fibras. Muito versátil, pode ser consumida refogada, assada, recheada, frita ou empanada.

– Couve: por ser rica em ferro, ajuda a prevenir e tratar a anemia, além de ser fonte de fósforo, fibras, cálcio, vitaminas A, C e do complexo B. Auxilia na formação de ossos e dentes. De fácil digestão, é recomendada nos casos de constipação.

– Repolho: possui ferro, cálcio, sódio, fósforo, potássio, fibras e vitaminas do complexo B. Quando cru, é ainda boa fonte de vitamina C. Auxilia na constituição dos ossos e dentes e ajuda no funcionamento intestinal.

– Rúcula: contém vários nutrientes essenciais para a saúde óssea, incluindo cálcio e vitamina K. É também boa fonte de vitaminas A e C, fibras, proteínas e minerais como potássio e ferro. Possui aproximadamente 2 g de fibras a cada 100 g de folhas.

recipiente com rúculas deliciosas - SEPAC

Taioba: da família das PANCS, essa planta de sabor suave é rica em vitaminas C e do complexo B, carotenoides, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Faz bem para a pele, cabelos e unhas. Previne câimbras, anemia e osteoporose e auxilia nas funções intestinais.

O consumo de vegetais e hortaliças exerce papel fundamental na saúde, sendo essencial para uma melhor qualidade de vida. Surpreenda-se com toda a riqueza de sabores e texturas e comece a inserir hoje mesmo mais verdes na alimentação.

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