19 Março 2020

Conheça a telha hidropônica para o cultivo de plantas

Conheça a telha hidropônica para o cultivo de plantas

Uma telha hidropônica em que se pode cultivar diversos tipos de plantas, legumes e vegetais foi criada no Brasil. Inspirado nas telhas térmicas, mais conhecidas como “telhas sanduíches”, o engenheiro agrônomo, Sérgio Rocha, é o responsável pela criação da telha hidropônica que leva o nome de Kaatop.

Há anos o engenheiro e a ecóloga Fabiana Scarda trabalham com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para telhados verdes e jardins suspensos pelo Instituto Cidade Jardim, mas foi por meio do Programa Cidades Inteligentes-Cidades Sustentáveis da FAPESP, que o estudo pode ser concluído. Fabricadas em fibras de vidro com resina de poliéster e com núcleo feito de poliuretano, as telhas são resistentes às condições climáticas e suportam o impacto do granizo e ao pisoteio – necessário para a manutenção.

As telhas hidropônicas pesam 45 kg por metro quadrado e são mais leves que as de barro, que pesam cerca de 70kg. Segundo o engenheiro, a Kaatop não precisa de impermeabilização porque ela já é vedada pelo próprio sistema de encaixe das telhas. O produto foi testado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e passou pela aprovação. O sistema é automatizado e pode ser monitorado remotamente, possibilitando o controle da umidade, o teor de adubação, o consumo de água, a temperatura e o Ph.

Em cada metro quadrado pode ser cultivado até 20 mudas ornamentais ou agrícolas. Hoje o produto já está disponível no mercado e está sendo comercializado junto com um kit de aplicação de adubo e um aplicativo de acompanhamento da irrigação. Além disso, a Kaatop já atende a norma de desempenho ABNT NBR 15575-2:2013, que é um dos principais requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas. Com o sistema de cultivo hidropônico, as possiblidades são infinitas e as contribuições são voltadas à sustentabilidade das cidades. Com a popularização dos telhados verdes, a ideia é ajudar na gestão dos recursos como energia e água.

A telha é surpreendente porque amplia as possibilidades da agricultura urbana e ainda contribui com a sustentabilidade do planeta.

Leia também: Pancs: o que são e quais cultivar em casa?

Fonte: Ciclo Vivo

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

2 Comentários

  • Emiliano Seleme

    outubro 05, 10 2020 10:42:09

    Gostaria de experimentar com 1 telha.
    Como posso adquirir e qual o valor de 1 telha Kaatop.

    • Grupo SEPAC

      outubro 07, 10 2020 03:40:56

      Olá Emiliano, tudo bem? Este é apenas um artigo informativo de como trabalha uma telha hidropônica, a SEPAC oferece as melhores soluções de higiene para os consumidores, com papéis higiênicos de folha dupla e simples, toalhas de papel e guardanapos. Agradecemos o contato. Abraços!

Deixar um comentário