18 junho 2021

Como ter uma alimentação orgânica

Como ter uma alimentação orgânica

Se você busca hábitos mais saudáveis, manter uma dieta com alimentos livres de agrotóxicos é um dos caminhos para refeições nutricionalmente completas. Dessa forma você ainda contribui para a sustentabilidade. Confira dicas sobre alimentação orgânica.

Benefícios de ter uma alimentação orgânica

O uso de agrotóxicos ajuda no desenvolvimento das frutas e verduras e mantém a qualidade aparente dos alimentos, possibilitando uma produção em larga escala. Porém, essas substâncias podem causar danos à saúde, aumentando a propensão de contrair doenças, e também impactam o solo, a água, a vegetação e os animais da região.

Ao optar por uma alimentação orgânica, você assegura mais saúde, pois está ingerindo apenas os nutrientes dos ingredientes. Outro benefício de consumir esses produtos é que você contribui com o meio ambiente, a conservação do solo e a biodiversidade, ao mesmo tempo que valoriza o pequeno produtor.

Como ter uma alimentação orgânica

Muitas pessoas deixam de comprar alimentos orgânicos por serem mais difíceis de encontrar ou parecerem mais caros que os outros no supermercado, mas isso não é necessariamente verdade. Com um pouco de planejamento e organização, é possível frequentar feiras de produtores orgânicos com preços em conta. Listamos algumas outras dicas a seguir para ajudar você a ter uma alimentação orgânica.

Compare os preços

Pesquise na sua cidade onde é possível encontrar alimentos orgânicos. Como já citado, as feiras são os melhores locais para isso, pois têm grande variedade de frutas, verduras e carnes, entre outros produtos. Para economizar, vale conferir o preço dos grãos a granel, que podem sair bem mais baratos do que no supermercado. Além disso, os itens a granel são mais frescos do que os industrializados. Buscar as frutas e verduras da estação também costuma ser mais econômico.

Compre do produtor local

Produtora local vendendo alimentos orgânicos

Priorizar o produtor local é a melhor maneira de incentivar o mercado de alimentos orgânicos. Dessa maneira, o aumento do consumo e a consequente expansão da agricultura familiar contribui com a diminuição dos preços. Os alimentos podem não ser exatamente do mesmo tamanho ou da mesma cor que os que vemos no mercado, mas certamente são mais frescos, saborosos e saudáveis.

Planeje as suas compras

Tente ir à feira ou ao supermercado já sabendo o que pretende comprar para aquela semana, evitando o desperdício de alimentos em casa. Fazer um planejamento das refeições pode ajudar nesse sentido. Lembre-se que as frutas, verduras e legumes orgânicos, por não levarem agrotóxicos, podem ter uma durabilidade menor, então programe-se para consumi-los o quanto antes.

Ter uma alimentação orgânica é uma atitude sustentável para o meio ambiente e benéfica para a saúde. Mesmo que não seja possível comprar produtos livres de agrotóxicos com tanta frequência, opte sempre por uma dieta natural, evitando itens processados e industrializados.

Leia mais: Hábitos que colaboram para a preservação do planeta

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário