14 novembro 2018

Como ser mais sustentável no ambiente de trabalho?

Como ser mais sustentável no ambiente de trabalho?

O cotidiano envolve diversas ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente, como separar o lixo e economizar água, por exemplo.

Levar os hábitos de casa para o trabalho é uma das formas de criar consciência coletiva e cultura de sustentabilidade.

A SEPAC, por exemplo, além de buscar melhorias nos processos internos, realiza projetos de ensino e conscientização sobre sustentabilidade em escolas primárias.

Veja algumas dicas:

Alimentação

Ser saudável também é ser sustentável. Dê prioridade para alimentos orgânicos e restaurantes que tenham esta mesma preocupação.

Alimentar-se bem ajuda, inclusive, a aumentar a produtividade no trabalho.

Lixo

 Separar o lixo é uma ação básica. É importante ter cestos diferentes para os diversos tipos de materiais recicláveis e para resíduos orgânicos.

Outra atitude essencial é optar por copos, canecas e pratos reutilizáveis, sejam de alumínio, plástico ou cerâmica. No comércio próximo ao trabalho, procure ainda alternativas para carregar produtos, como ecobags.

Papel e água

A economia de papel e água é fundamental. Dê preferência a agendas e memorandos eletrônicos e reutilize papéis para os rascunhos. Em relação à água, sugira a inclusão de torneiras com sensor de presença, caso a empresa ainda não tenha adotado. A economia pode chegar a 70% através de torneiras com dispositivos que determinam tempo de abertura e registro regulador de vazão. Além disso, este tipo de torneira promove a higiene, já que não é necessário encostar para fechá-la.

Eletricidade

Um ambiente bem iluminado é essencial para o trabalho. Porém, existem horários do dia e épocas do ano em que a luz natural supre a necessidade de iluminação. Verifique como é possível diminuir o consumo de energia elétrica – apagando luzes ou desligando aparelhos fora de uso – ou, se houver possibilidade, veja quais reformas podem ser feitas com o intuito de utilizar mais a luz do sol.

Atitude

Sustentabilidade é mais do que uma atitude, é um pensamento que pode e deve ser aplicado em diversas áreas da vida. Seja um defensor do meio ambiente, tente criar uma cultura de valorização e preservação da natureza, busque conversar e trazer estes assuntos à tona.

Sugerir atividades e debates coletivos sobre sustentabilidade pode ajudar a engajar a equipe e a criar este ambiente.

Fonte: Green Nation

 

Leia também: Agenda 2030: metas para um desenvolvimento sustentável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário