04 dezembro 2017

Como descartar o lixo eletrônico?

Como descartar o lixo eletrônico?

No dia a dia, costumamos pensar em lixo como sendo o resto dos alimentos ou as embalagens de produtos que consumimos. Porém, equipamentos que estão quebrados ou em desuso são considerados lixo eletrônico, e devem ser tratados com responsabilidade.

Estudos mostram que até 2018, a expectativa é que sejam descartados 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê multa para quem fizer o descarte inadequado.

Como descartar o lixo eletrônico?

O que é lixo eletrônico?

Computadores, celulares, baterias, pilhas, carregadores e eletrodomésticos. Além de prejudicarem o meio ambiente, estes produtos são muito nocivos à saúde, pois contam com metais tóxicos como mercúrio e chumbo, que podem causar doenças e gerar um ciclo de contaminação do solo e da água.

Quanto tempo o lixo eletrônico demora para se decompor?

Muitos aparelhos eletrônicos possuem plástico, metal ou vidro em sua composição, que demoram muitos anos para se decompor:

Como descartar o lixo eletrônico?

Como fazer o descarte?

Normalmente, o lixo eletrônico pode ser entregue nas lojas revendedoras do segmento para que sejam então devolvidos aos fabricantes. Por lei, estes são obrigados a darem o destino final.

Pilhas

Muitos estabelecimentos comerciais por todo o Brasil disponibilizam caixas coletoras específicas para as pilhas. Procure a farmácia ou mercado mais próximo de você.

Lâmpadas

Lâmpadas fluorescentes e mistas são perigosas por conter elementos químicos. O ideal é embrulhar em jornal ou plástico bolha para evitar que quebrem e liberem componentes tóxicos.

Feito isso, basta depositá-las em coletores apropriados ou levar o produto para as empresas credenciadas que realizam o tratamento específico.

Demais equipamentos

De maneira geral, as operadoras de telefonia no Brasil possuem programas de coleta e reciclagem de celulares, baterias e acessórios usados. Caso queira descartar alguns destes produtos, basta entrar em contato com a empresa que atende você.

Além disso, é importante ressaltar que se o seu equipamento ainda está em boas condições de uso, ele pode ser doado a entidades sociais.

Como descartar o lixo eletrônico?

Faça a sua parte!

Dê o destino correto ao seu lixo eletrônico. Siga essas dicas e seja responsável por ajudar a preservar os recursos naturais e o meio ambiente.

 

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário