14 agosto 2019

Como cultivar batata-doce no vaso

Como cultivar batata-doce no vaso

Alimentos plantados em casa são muito mais saudáveis e saborosos. E embora muitas pessoas queiram cultivar vegetais, legumes ou tubérculos, nem sempre é possível contar com um quintal. Se este é seu caso, confira um passo a passo de como cultivar batata-doce no vaso.

Vasos

Para cultivar batata-doce serão necessários dois vasos com medidas iguais, de forma que um encaixe dentro do outro. Você pode optar por reutilizar objetos, como baldes de cloro.

Em um dos vasos, faça três grandes buracos nas laterais, para que no futuro você consiga colher as batatas. Quanto maior o vaso, maior será a produtividade de cada colheita.

Coloque o vaso perfurado dentro do outro e o preencha pela metade com terra de qualidade para o plantio. Tubérculos precisam de solo que drene água, por isso a terra deve ser macia e solta.

Cultivo

Cultivar batata-doce em casa - SEPAC

Plante uma rama da batata e aguarde os primeiros 30 dias para que ela possa se enraizar e desenvolver-se até a altura da boca do vaso. Somente nesse momento o vaso deverá ser preenchido aos poucos com terra até o topo, sempre mantendo o galho para fora. Esse processo pode levar de 90 a 120 dias até que as batatas estejam no ponto.

Colheita

Cultivando batata-doce em casa - SEPAC

Os furos laterais que foram feitos no vaso de dentro servirão para colher as batatas. Quando estiverem no ponto ideal para a extração, retire-as pelos espaços de modo que as ramas permaneçam enraizadas. Coloque o vaso novamente dentro do outro para o plantio e complete o que precisar de terra. Esse ciclo pode durar até quatro vezes, ou seja, se aplicado corretamente será possível ter batatas o ano todo.

Leia também: O que é aquaponia e como desenvolver um sistema básico

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário