07 maio 2021

Cardápio semanal: como economizar planejando as refeições

Cardápio semanal: como economizar planejando as refeições

Na correria diária, a alimentação por vezes acaba deixando de ser uma prioridade. Para muitos, reservar algumas horas para preparar as refeições não é uma opção, diante de todas as outras demandas. Além disso, os aplicativos de delivery tornaram mais fácil e atraente pedir comida, considerando ainda que as pessoas nem sempre têm em casa os ingredientes necessários para preparar o que desejam.

Todas essas questões, porém, podem ser resolvidas com uma dica infalível para se alimentar melhor e conseguir preparar a própria comida: elaborar um cardápio semanal. Com essa prática, é possível comer de maneira mais saudável e até mesmo economizar dinheiro! Saiba mais a seguir:

Como planejar um cardápio semanal

1 – Elabore o cardápio da semana

O primeiro passo é se reunir com os moradores da casa e elaborar juntos um cardápio saudável para todos os dias da semana. Você pode começar planejando apenas a refeição mais importante ou que demanda mais tempo de preparo. Quando estiver mais acostumado, tente então programar todas as refeições do dia dessa mesma maneira.

Antes de qualquer coisa, considere as preferências e restrições alimentares dos moradores. O próximo passo para a elaboração do cardápio é pensar em opções versáteis, que podem servir de base para a receita do dia seguinte. Por exemplo, uma carne de panela servida com arroz e feijão pode no outro dia entrar no molho para o macarrão.

Também confira os ingredientes disponíveis em casa, avaliando o que precisa ser usado primeiro e a melhor maneira de aproveitar os alimentos. Juntamente com o cardápio, faça uma lista do que precisa ser comprado no mercado.

2 – Avalie o tempo disponível para cozinhar

É importante se planejar em relação ao tempo disponível para os preparos. Assim, seja realista ao estimar se o tempo disponível é suficiente para determinado cardápio. Se não for possível cozinhar todos os dias, considere quais serão os momentos disponíveis, para planejar as quantidades.

3 – Compre os alimentos necessários

Com a lista de compras em mãos, é hora de ir ao supermercado. Você verá que planejar as refeições torna muito mais fácil e rápido escolher os itens necessários. O ideal é ater-se à lista, evitando adquirir produtos que não terão uso nas receitas planejadas. Essa é uma maneira de economizar e evitar o desperdício de comida.

4 – Estabeleça uma rotina

Seguir o planejamento semanal necessita de organização. Por isso, busque estabelecer uma rotina adequada a sua realidade. O indicado é separar tempo no fim de semana para criar o cardápio, fazer as compras e organizar os ingredientes. Tudo isso garante mais agilidade no preparo das refeições ao longo da semana.

Com disciplina, é possível alimentar-se de maneira saudável, cozinhar as próprias refeições com praticidade e até economizar nos gastos com o mercado.

Leia mais: As principais tendências alimentares em 2021

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário