11 Março 2020

9 passos para uma alimentação saudável

9 passos para uma alimentação saudável

Alimentar-se de maneira saudável é uma das melhores formas de prevenir carências nutricionais. O ideal é consumir um cardápio variado e rico. Para auxiliar, confira abaixo 9 passos para uma alimentação balanceada.

1- Coma alimentos variados

Para manter uma alimentação saudável é necessário apostar em uma dieta variada, composta de proteínas, fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos e gorduras boas. Ou seja, é imprescindível alternar os tipos de cereais, verduras, carnes, frutas e legumes.

2- Reduza o sal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa consuma 5 g de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá. Porém, a média geral é quase o dobro desse número. Em grandes quantidades, o sal pode elevar a pressão arterial (hipertensão).

3- Diminua o consumo de fast-food

O alto consumo de fast-food tem sido um dos grandes vilões da população. A combinação de hambúrguer, batata frita e refrigerante pode atingir facilmente o número de calorias diárias recomendadas em uma única refeição. Além disso, o sobrepeso e o consumo excessivo de gordura estão relacionados a doenças cardiovasculares e hipertensão. Portanto, esse tipo de alimentação não deve ser frequente.

4- Limite a ingestão de açúcar

Além de prejudicar a saúde bucal, o excesso de açúcar aumenta o risco de ganho de peso e de obesidade, que também podem causar problemas. É importantíssimo atentar-se à quantidade de açúcares em alimentos, principalmente bebidas industrializadas, que possuem um alto nível de glicose. Uma lata de refrigerante, por exemplo, pode conter dez colheres de açúcar.

5- Vá à feira

Dê preferência a alimentos comprados em feiras livres ou que venham diretamente de produtores. Ao adotar o hábito de consumir alimentos in natura ou minimamente processados você fará um bem enorme para a sua saúde. Consumir frutas, verduras e legumes locais e da estação também é uma ótima opção. Além disso, quando possível, adquira alimentos que sejam orgânicos e de base agroecológica.

6- Cozinhe

Preparar a própria refeição pode ser uma ótima alternativa para você controlar melhor o que come. Assim, procure desenvolver sempre suas habilidades culinárias. Hoje em dia, existe uma grande quantidade de receitas disponíveis na internet, assim como tutoriais que explicam o passo a passo delas. Lembre-se, ao cozinhar a sua própria comida, será possível usar sal e açúcar na medida certa.

7- Atente-se aos rótulos

Ao criar o hábito de ler as informações nos rótulos dos alimentos que você consome, é possível ter uma ideia da quantidade de calorias que estão sendo ingeridas, dos nutrientes e do tamanho da porção. Ao adotar o costume de conferir as embalagens você perceberá que fica fácil optar por refeições mais saudáveis.

8- Aprenda a controlar as porções

Use medidores para controlar as porções que você consome e opte por pratos e copos menores. Ao aprender a ingerir a quantidade de calorias recomendada por dia (em média 2000 kcal),você consegue manter um peso saudável.

9- Mastigue bem

A digestão se inicia na boca com a trituração da refeição e a salivação. O alimento deve se tornar pastoso para facilitar o processo de absorção de nutrientes em seu organismo.

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