06 dezembro 2019

6 dicas para levar uma vida mais sustentável

6 dicas para levar uma vida mais sustentável

O processo de reciclagem é fundamental para a preservação do meio ambiente, mas antes de descartar um item para ser reciclado, é possível pensar em formas de aproveitá-lo melhor. Confira algumas dicas para levar uma vida mais sustentável.

Reutilize cobertores e toalhas

Com o uso e a lavagem, o tecido desses materiais acaba ficando gasto e seco. Porém, ao invés de descartá-los instantaneamente, uma boa dica é reaproveita-los de outra maneira, como para os animais de estimação ou fazendo panos de chão.

Compostagem doméstica

Dicas para uma vida mais sustentável - SEPAC

Cascas e sementes de frutas e vegetais podem ser usadas para começar uma compostagem caseira e evitar o acúmulo nos aterros sanitários. Além disso, é possível obter um material rico em substâncias húmicas e nutrientes para um solo mais fértil para o plantio.

Tapete manchado

Antes de descartar tapetes manchados, é possível tentar remover as marcas com um detergente caseiro, ou buscar profissionais especializados em restauração para dar “vida nova” à peça.

Escova de dentes antiga

Recomenda-se trocar a escova de dentes depois de três meses de uso. Porém, você ainda pode usá-la para limpar espaços de difícil acesso, como frestas do notebook ou janelas.

Rolos de papel higiênico

Os rolos de papel higiênico podem ser aproveitados para diversas funcionalidades: artesanatos, sementeiras, estojo porta-canetas ou até mesmo em brincadeiras.

Jornais e revistas

Em geral, jornais e revistas são produtos descartados depois de pouco tempo, mas sua produção tem um impacto considerável para o meio ambiente. Em vez de jogá-los após a leitura, você pode usá-los para o transporte de objetos frágeis, uma vez que seu armazenamento não requer muito espaço.

Além dessas opções você pode:

– Guardar embrulhos de presentes

– Reaproveitar a água de piscinas montáveis

– Transformar uma roupa antiga por meio do upcycling

– Reaproveitar caixas de papelão para organizar a mudança

Levar a vida com mais sustentabilidade beneficia o meio ambiente, mas também melhora a qualidade de vida das pessoas.

Leia também: Truques criativos com esponjas

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário