29 Abril 2019

Substituições possíveis para uma rotina mais sustentável

Substituições possíveis para uma rotina mais sustentável

Incorporar a sustentabilidade na rotina pode ser mais simples do que você imagina. Com algumas mudanças de hábito é possível reduzir a geração de lixo e economizar energia.

Confira abaixo substituições possíveis para adotar agora mesmo.

Menos plástico

No dia a dia, você pode substituir os produtos de plástico que são mais comumente usados.

Rotina mais sustentável - Menos plástico - SEPAC

Em vez dos copos descartáveis, carregue sempre um copo de silicone (há inclusive opções dobráveis no mercado, que cabem em qualquer lugar) ou uma caneca de inox.

Os canudos também podem ser substituídos por versões de inox ou bambu.

Substituir a sacola plástica por ecobag é outra troca inteligente que você pode fazer. Para tê-la sempre à mão quando for às compras, ande com uma na bolsa, na mochila ou mesmo no carro.

Rotina mais sustentável - Sacos de tecido - SEPAC

Já os saquinhos para armazenar e pesar frutas, legumes e verduras podem ser substituídos por sacos de tecido. Se não encontrar para comprar, encomende-os com uma costureira do seu bairro.

Rotina de beleza, higiene e limpeza

Para uma rotina de beleza mais sustentável, os cosméticos naturais são ótimos aliados. É preciso adotar alguns cuidados para prepará-los em casa, mas o resultado compensa, favorecendo o bolso e a saúde.

Preparar uma pasta de dente caseira é uma boa ideia para cuidar da higiene. É possível fazer o produto com diversos ingredientes, como óleo de coco e aloe vera.

Rotina mais sustentável - Bucha vegetal - SEPAC

Já para a rotina de limpeza da casa, experimente preparar um desinfetante natural. Outra ideia é substituir a esponja de louça industrializada por uma bucha vegetal. Enquanto a primeira não pode ser reciclada, a bucha se decompõe naturalmente: se você tiver uma composteira, pode colocá-la lá depois de algum tempo de uso.

Conserte em vez de descartar

Algo na sua casa quebrou ou parou de funcionar? Tente consertar antes de pensar em trocar o produto por um novo. Neste momento, tutoriais do YouTube podem ajudar.

Se a peça não tiver conserto, é possível dar um novo uso a ela, reaproveitando-a na decoração, por exemplo.

Energia elétrica

Rotina mais sustentável - Energia eletrica - SEPAC

No quesito energia, uma substituição interessante é trocar o ar-condicionado pelo ventilador, que consume menos energia e não deixa o ar seco. Se o dia estiver muito quente, experimente posicionar uma garrafa de água congelada logo em frente à grade do ventilador. A refrescância do aparelho será semelhante à do ar-condicionado.

Veja também: Trocas legais do descartável para o reutilizável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário