25 setembro 2020

5 raízes comestíveis deliciosas e ricas em nutrientes

5 raízes comestíveis deliciosas e ricas em nutrientes

Aumentar a variedade de alimentos na dieta é uma ótima forma de ter acesso a mais sabores, nutrientes e benefícios. As raízes são uma categoria de alimentos composta de vegetais que concentram suas propriedades na porção abaixo da terra. Listamos cinco raízes comestíveis deliciosas e ricas em nutrientes.

Cenoura

Conhecida pelo alto teor de betacaroteno (substância que se transforma em vitamina A no organismo), a cenoura é um dos alimentos mais versáteis e benéficos para o sistema imunológico. Vale destacar que ela também é rica em fibras (que são essenciais para a digestão) e em potássio (mineral importante para a saúde dos músculos).

Beterraba

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), cada 100 gramas de beterraba crua (equivalente a 4 colheres de sopa) possuem 49 kcal e 3,4 g de fibras alimentares. Quando cozida, esses números mudam um pouco: são 32 kcal e 1,9 g de fibras.

Outro ponto interessante dessa raiz é que ela possui propriedades depurativas, sendo muito usada no preparo de sucos detox, saladas, sopas e smoothies.

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Mandioca

Mandioca, macaxeira, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, mandioca-brava e mandioca-amarga são termos utilizados para designar a mesma espécie: Manihot esculenta. Essa raiz é repleta de fibras e auxilia no bom funcionamento do intestino. Além disso, possui propriedades que estimulam a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer.

Batata-doce

Com carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, a batata-doce fornece boa quantidade de energia, além de possuir alto teor de fibras, vitaminas A, C, E e do complexo B e minerais. Diferentemente da batata-inglesa, que pertence ao grupo dos tubérculos, a batata-doce é uma raiz comestível e pode ser incorporada no preparo de sopas, purês, escondidinhos e saladas.

Gengibre

O gengibre é uma raiz muito utilizada como complemento de molhos, sucos, vitaminas e chás. Além disso, possui substâncias anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar dores de garganta e fortalecer a imunidade contra gripes e resfriados.

O sabor picante é muito apreciado nas cozinhas orientais (tailandesa, chinesa e japonesa), nas quais aparece principalmente cru e ralado, ótimo para combinar com sashimi (peixe cru) e outros frutos do mar. Também fica ótimo em refogados e combinado com shoyu no tempero de carnes e churrascos.

Como incluir raízes na alimentação?

As raízes fornecem nutrientes importantíssimos para o organismo e, por isso, devem estar presentes diariamente nas refeições. Seja criativo, inclua novos hábitos alimentares na rotina e viva com muito mais saúde.

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