24 outubro 2018

5 práticas sustentáveis para o dia a dia

5 práticas sustentáveis para o dia a dia

Como toda grande mudança, a criação de uma cultura de sustentabilidade começa nos gestos e atitudes cotidianas. Recuperar e preservar o meio ambiente requer ações conjuntas de governos e empresas, mas a diminuição da produção de lixo e a consolidação de práticas de consumo consciente dependem de cada pessoa.

Em verdade, é preciso apenas tomar consciência de que somos responsáveis pelo planeta em que vivemos e adotar novos hábitos. As empresas também podem inserir pequenas mudanças otimizando o processo produtivo de forma sustentável ou realizando ações de conscientização, como faz a SEPAC.

São atitudes simples do dia a dia, mas que no médio prazo trarão resultados expressivos em favor do meio ambiente. Confira as dicas: 

Água

A água é o bem mais precioso para a vida humana, e além de precisar ser economizada, também pode ser reutilizada. Ligar a mangueira para lavar carros e calçadas, por exemplo, é um dos casos em que mais se desperdiça. É possível armazenar a água utilizada na máquina de lavar roupa para estas atividades ou criar reservatórios para captar a água da chuva. A limpeza com panos e baldes também é uma opção mais sustentável que utilizar a mangueira.

Além disso, atitudes básicas como fechar a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça, bem como desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, são fundamentais para evitar o desperdício.

Alimentos

Para ajudar a cuidar do meio ambiente, é preciso buscar uma alimentação consciente em relação à origem dos produtos e às práticas utilizadas nos processos – seja no plantio, no trato dos animais, nos percentuais de conservantes e derivados, nos aspectos relacionados à embalagem e na logística.

Valorizar pequenos agricultores e comércios locais é também uma atitude sustentável, assim como diminuir o consumo de carne bovina.

Meio de transporte

Utilizar meios de transporte alternativos, como ônibus, trens e vans, diminui a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases. Apesar de muitas cidades ainda não oferecerem estrutura adequada, a bicicleta é o meio de transporte mais ecológico e também o mais saudável. Outra opção é caminhar, especialmente para as distâncias menores.

Ainda assim, prefere ir de carro? Organize um grupo de caronas para revezar a utilização dos automóveis. Uma dica é o aplicativo Waze Carpool, uma ferramenta específica para oferecer e buscar caronas.

Meio de transporte sustentávelEcobags

Comprar produtos a granel, substituir o uso de objetos descartáveis por reutilizáveis e utilizar sacolas de pano e ecobags para transportar compras são ações simples que ajudam o meio ambiente.

Recicle

Separar o lixo corretamente e dar o destino certo para cada tipo de resíduo é o primeiro passo para toda uma cadeia de reciclagem e, por isso, é uma das atitudes sustentáveis mais fundamentais.

Porém, mais do que uma solução para o lixo, “reciclar” é uma forma de pensar. Um pneu velho pode virar um balanço, as tábuas boas de um armário quebrado podem criar um caixote de ferramentas e as cascas das frutas e legumes podem servir de adubo para uma horta caseira – outra atitude sustentável.

Caso não saiba como ou onde descartar determinados resíduos, como pilhas e baterias, o app Cataki é a solução ideal. Esta ferramenta foi criada para aproximar geradores e catadores autônomos de resíduos. Pelo aplicativo, você pode encontrar trabalhadores que irão buscar e dar o destino correto ao material.

O ponto-chave do desenvolvimento sustentável é estar consciente de que tudo o que adquirimos e consumimos produzirá lixo e resíduos que precisam ir para algum lugar ou ganhar outra função. A sustentabilidade é um trabalho diário e começa nas pequenas atitudes diárias.

Fonte: Bee Green

 

Leia também: Agenda 2030: metas para um desenvolvimento sustentável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário