09 outubro 2020

5 maneiras de incluir o grão-de-bico no cardápio

5 maneiras de incluir o grão-de-bico no cardápio

Saboroso e fácil de preparar, o grão-de-bico, também conhecido como “grão da felicidade”, é uma leguminosa da família das fabáceas, fonte de fibras, vitaminas B, C e E, cálcio e proteínas. Bastante consumido no continente asiático, o grão vem se popularizando no cardápio dos brasileiros e, hoje, é considerado um excelente substituto do feijão devido aos benefícios nutricionais.

Para ajudar você a consumir esse alimento com mais frequência, listamos cinco maneiras de incluir o grão-de-bico no cardápio. Acompanhe:

Sanduíche de grão-de-bico

Preparar um sanduíche natural para comer a qualquer hora do dia é sempre uma boa pedida, mas que tal rechear com uma deliciosa pasta de grão-de-bico? Deixe os grãos de molho por seis horas, trocando a água a cada duas horas. Descarte a água e cozinhe na pressão por cerca de 20 minutos. Depois é só triturar o grão-de-bico junto com alho, sal, suco de limão, azeite, páprica e pimenta-do-reino.

Você pode rechear um sanduíche ou servir com pão árabe e torradinhas.

receitas com grão-de-bico - SEPAC

Falafel assado

Falafel é um prato da culinária árabe, similar a um bolinho de feijão, mas tem como ingrediente principal o grão-de-bico. Para prepará-lo, você deve fazer uma massa de grão-de-bico no processador, mas sem cozinhá-lo. Numa tigela, coloque os grãos-de-bico, cubra com bastante água e deixe de molho por 24 horas. Retire toda a água e abra um pano de prato limpo sobre a bancada. Seque bem os grãos-de-bico e processe junto com os temperos: pimenta síria, sementes de coentro, cominho, pimenta-do-reino, páprica picante, noz-moscada, cebola, alho, salsinha e hortelã. A ideia é que os grãos sejam processados mas ainda fiquem alguns pedacinhos. Depois é só modelar os bolinhos com as mãos e fritar ou assar a 200 °C, até que fiquem dourados.

Costuma ser consumido com pão pita, homus, tahine e salada.

Nuggets de grão-de-bico

Outra variação saborosa utilizando o grão-de-bico como ingrediente principal são os nuggets vegetarianos. Após deixar uma xícara do grão-de-bico de molho por cerca de oito horas, descarte a água e processe-o junto com uma xícara de quinoa, uma xícara de farinha de aveia, uma cenoura ralada, uma cebola, um dente de alho e temperos a gosto, até formar uma massa homogênea.

Divida a massa em porções iguais e modele os nuggets. Leve-os à geladeira por 15 minutos, depois é só grelhá-los com um fio de azeite em fogo médio.

Mini-hambúrguer de grão-de-bico

Além de nutritivos, os mini-hambúrgueres de grão-de-bico são uma ótima opção de snack para quem não consome carne ou deseja variar o cardápio preparando novas receitas saudáveis. Deixe o grão-de-bico de molho por algumas horas, depois triture no processador com cebola e alho e acrescente temperos e especiarias. 

Modele a massa no formato dos pequenos hambúrgueres e grelhe com um pouco de azeite.

grão-de-bico - SEPAC

Snack de grão-de-bico crocante

O snack de grão-de-bico é um petisco delicioso e casual. Para prepará-lo, deixe os grãos de molho por seis horas, no mínimo. Descarte a água e cozinhe os grãos na panela de pressão por cerca de 20 minutos. Escorra (você pode guardar a água do cozimento para outros preparos) e tempere com limão, azeite, sal, páprica e pimenta a gosto. Misture bem, coloque em uma forma untada com azeite e leve ao forno a 180 °C por 30 minutos, mexendo a cada 10 minutos para que os grãos assem por igual.

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