14 novembro 2019

Transformação digital: aumento de lucros e a produtividade a longo prazo

Transformação digital:  aumento de lucros e a produtividade a longo prazo

Produtividade e tecnologia estão diretamente relacionadas, uma vez que juntas proporcionam o crescimento dos lucros e melhorias na gestão de projetos. A demanda por maneiras mais eficientes de realizar tarefas influencia a criação de novas ferramentas, e esse círculo é chamado de transformação digital.

Empresas de todos os portes devem levar em consideração as oportunidades de otimização de tempo, eficiência e crescimento que a transformação digital pode gerar. Isso vale tanto para o cenário interno – através de ferramentas que auxiliem na condução de tarefas – quanto externo – criando estratégias capazes de aumentar a popularização da marca, como o marketing digital, que oferece diversas formas de alcançar e direcionar ações ao público-alvo.

O guia semestral de gastos mundiais organizado pelo IDC (International Data Corporation) apontou que os investimentos em software, hardware e serviços que proporcionam a transformação digital chegaram a US$ 1,3 trilhão em 2018, representando 16,8% a mais em comparação com 2017. Além disso, um artigo apresentado pela revista Exame afirmou que o uso da tecnologia gerou em 2018 aproximadamente US$ 214 bilhões em vendas para as empresas que fornecem esse tipo de serviço

Para adotar a transformação digital em sua empresa, é preciso preparar seus profissionais e a cultura organizacional para as novas lógicas de trabalho. Por isso, confira cinco atitudes para que seus colaboradores se adaptem e busquem se beneficiar das inovações que a tecnologia proporciona.

Estimule sua equipe a aprender algo novo todos os dias

Transformação digital - SEPAC

Existem diversas formas de manter sua equipe motivada e em constante aperfeiçoamento, como testando uma nova ferramenta ou forma de gerenciar atividades e conversando com os colegas de equipe. Toda proposta de aprendizagem é válida e auxilia a acompanhar o que a transformação digital pode fazer a favor da produtividade no ambiente de trabalho.

Foco no objetivo principal

Uma das áreas mais importantes para garantir o sucesso da companhia é a comunicação com seus clientes. A empresa global de consultoria e pesquisa B2B SiriusDecisions afirma que 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca. Por isso, atribuir ferramentas de atendimento para que o profissional trabalhe com mais confiança e eficácia nesta etapa é fundamental para um bom resultado.

Ideias de real valor

Antes de investir em aplicações de tecnologia, é preciso ter certeza de que ela irá agregar ao sucesso da empresa. O Brasil reúne todas as características necessárias para ser um dos países com maior índice de empresas digitais do mundo, ou seja, o cenário é propício. Por isso, crie uma cultura capaz de proporcionar um ambiente em que os colaboradores possam se sentir à vontade para opinar e sugerir ideias. Além de ser favorável ao trabalho em grupo, isso demonstra as aberturas e oportunidades disponibilizadas a todos igualmente.

Simplificação

A busca por ideias e produtos inovadores é uma realidade no cenário atual, e nesse trajeto muitos profissionais se frustram com um resultado inesperado. Porém, cabe ao líder mostrar que inovar pode ser encontrar novas maneiras de executar atividades. Neste contexto, a transformação digital torna-se fundamental, uma vez que é capaz de simplificar tarefas através da automação, por exemplo.

Os profissionais que buscam usar a tecnologia a favor da empresa e do próprio trabalho ganham espaço no mercado e garantem melhores oportunidades de crescimento.

Leia também: Por que o storytelling auxilia profissionais em cargos de liderança?

Fonte: Hewlett Packard Enterprise

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário