12 maio 2021

Tendências para o mundo dos negócios em 2021

Tendências para o mundo dos negócios em 2021

Para acompanhar as evoluções do mercado, atentar-se às tendências e às mudanças de hábito é essencial para uma entrega certeira de produtos e serviços e a criação de planejamentos e estratégias eficazes. Demandas novas e outras que foram impulsionadas pelo cenário da pandemia tendem a ditar os rumos para o mundo dos negócios em 2021. Confira abaixo.

Sustentabilidade

O engajamento com causas ambientais e a preocupação com os impactos da produção desenfreada vêm, cada vez mais, tornando-se parte do posicionamento das empresas. Assim, as atividades corporativas alinhadas ao compromisso com o meio ambiente devem ganhar força no mundo dos negócios em 2021, por meio da oferta de produtos ecológicos, da produção com impacto ambiental reduzido e da inserção de hábitos sustentáveis na rotina e na cultura empresariais. A adoção de um pilar sustentável fortalece o empreendedorismo com propósito, rende impactos positivos no âmbito socioambiental e representa um forte diferencial para a empresa diante do mercado.

E-commerce para os negócios

É perceptível que o isolamento social favoreceu consideravelmente o segmento de lojas virtuais. Nesse contexto, o e-commerce tende a ser ainda mais buscado pelos perfis de consumidores cujas preferências são comodidade e conveniência.

Com um número cada vez maior de usuários conectados, o ideal é que empresas invistam em modelos de gestão de negócios voltados à experiência do cliente e à automatização de processos de compra e venda, sem que o consumidor precise sair de casa.

Inovação com marketing digital

Com a tendência de migração de produtos e serviços do meio físico para o virtual, ferramentas como o marketing digital serão ainda mais importantes para os negócios em 2021.

Às empresas que se adaptam ao meio online, esse poderoso movimento agrega vantagens diversas, tais como: conexão direta com clientes, captação de prospects, estratégias de marketing direcionadas e segmentadas ao público-alvo, monitoramento de ações e resultados, automação de processos e fidelização de clientes.

Assim, utilizar ferramentas promissoras como o marketing digital é uma das tendências capazes de levar à concretização de metas e ao crescimento das empresas neste ano.

Valorização de negócios locais

Trabalhadores de negócios locais - SEPAC

Conforme previsto em 2020, outra expectativa para este ano é a valorização de negócios locais. A reavaliação de hábitos de consumo, como a preocupação pela origem e pelos meios de fabricação, tem elevado as oportunidades de negócios para produtores e empreendedores locais.

Produtos e serviços artesanais e sustentáveis, por exemplo, têm conquistado maior número de clientes, visto que contemplam fabricação em menor escala, menos desperdício, ingredientes naturais e menor impacto ambiental, entre outros diferenciais. Além de estimular o consumo consciente, essa tendência fortalece o senso de comunidade e movimenta a economia local.

Inteligência artificial

O uso intensificado de inteligência artificial também deve predominar no mundo dos negócios em 2021.

Além de minimizar esforços humanos e otimizar diversos processos no dia a dia empresarial, os sistemas de inteligência artificial possibilitam: a comunicação agilizada através de chatbots; eficiência e inovação na gestão interna; análise comportamental e de dados para identificar novas tendências; e a tomada de decisões automatizada por meio de ferramentas como o machine learning.

Tais soluções proporcionadas pela inteligência artificial minimizam erros e agregam às empresas uma atuação mais segura e acertada, graças à precisão da tecnologia.

A incorporação dessas tendências possibilita às empresas se reinventar no mundo dos negócios e crescer por meio do que tem sido mais valorizado pelos consumidores.

Leia mais: Liderança feminina nas organizações

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário