19 setembro 2019

Talento ágil: o perfil mais buscado pelas empresas

Talento ágil: o perfil mais buscado pelas empresas

Profissionais dotados do que se chama “ talento ágil ” são aqueles que se adaptam mais facilmente a situações diversas e procuram estar em constante aprendizado, e não necessariamente que realizam uma tarefa mais rapidamente.

Já há bastante tempo se discute o impacto da tecnologia no cenário mercadológico. A líder mundial no ramo de consultoria empresarial realizou uma pesquisa em que constatou que funções analíticas já estão sendo substituídas, fazendo com que profissionais desta área tenham que ser realocados para cargos de liderança no setor.

O profissional que busca ser visto como um talento ágil deve aliar ao seu perfil habilidades interpessoais, tecnológicas e de negócios, de forma proativa, flexível e adaptável a novas maneiras de atuação. Outra demanda importante é que o colaborador desenvolva suas qualidades cognitivas, e que seja capaz de lidar com softwares e maquinários avançados.

Também é fundamental entender os aspectos socioemocionais, que incluem humanização e empatia, na hora de se relacionar com os demais membros da equipe. As habilidades relacionadas à inteligência emocional – ou soft skills – são muito buscadas no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe as características de um talento ágil, confira como desenvolver esse perfil atrelado aos estudos e bons hábitos.

Corpo e mente sadios

Talento ágil - SEPAC

O primeiro passo tem relação com os cuidados com o corpo, afinal, saúde significa energia. Mantenha uma boa alimentação e hidratação, realize atividades de lazer, pratique exercícios e procure ter um sono reparador.

Estimule seu cérebro

Como se fosse um músculo, o cérebro se fortalece através de exercícios. Tenha foco no que deseja estudar e no que traz satisfação.

Habilidades que devem ser desenvolvidas para tornar-se um talento ágil

Faça uma pesquisa na sua empresa e com profissionais da área a fim de desenvolver as habilidades que são tendências no seu ramo de atuação. Lembre-se de sempre buscar aprendizado, praticando-o até que esteja consolidado.

Modelo de estudo

São diversas as maneiras de aprender nos dias de hoje, por isso, analise a melhor forma para o seu perfil. Livros, vídeos, fóruns de discussões, grupos de estudo e audiobooks são apenas algumas das inúmeras possibilidades disponíveis.

Diversidade

Talento ágil - SEPAC

Esteja aberto a relações que permitam a você reavaliar opiniões e enxergar uma perspectiva diferente da sua realidade. Isso irá desbloquear sua linha de raciocínio para novos caminhos e trará resultados surpreendentes.

Novas experiências

Situações inéditas levam a gatilhos criativos porque desenvolvem transmissões neurais no cérebro, estimulando a absorção de novos conteúdos: faça uma viagem, pratique um esporte de aventura, realize tarefas voluntárias.

Leia também: Como aplicar a metodologia “lean” na sua empresa

Fonte: Exame

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário