03 dezembro 2019

Resiliência no trabalho: 3 formas de aplicação

Resiliência no trabalho: 3 formas de aplicação

Hoje em dia, muito se fala sobre a resiliência no trabalho: conjunto de habilidades que auxiliam a lidar com a pressão. De fato, com o passar dos anos, o mundo corporativo passou a exigir mais dos líderes, que precisam trabalhar de modo contínuo e eficiente.

Pessoas resilientes são dotadas de três características que as diferenciam das demais:

– Aceitam as dificuldades e desafios que surgem diariamente

– Criam objetivos e significados para superar momentos de crise

– Sabem improvisar com o que está à disposição

Sendo assim, a resiliência no trabalho é a capacidade que alguém demonstra para se adaptar e superar as situações que surgem. Paula Davis-Laack é palestrante, consultora e especialista em resiliência, e apresenta três maneiras de se desenvolver como um profissional com essa característica.

Resiliência em equipe

Resiliência no trabalho - SEPAC

Ambientes de trabalho complexos, como o de grandes companhias, ou de ritmo acelerado, como startups, precisam de ajustes constantes e rápidos. Para atribuir a resiliência ao espírito de equipe é preciso:

– Resolver ou encontrar soluções eficazes rapidamente. Para isso, a gestão participativa é uma metodologia funcional

– Manter em dia a saúde mental e física dos membros da equipe. É possível sugerir um tipo de checklist aos colaboradores para que as tarefas sejam organizadas por prioridade, ou ainda atribuir a metodologia Kanban à sua empresa

– Superar os desafios juntos, atribuindo essa mentalidade à cultura da empresa

Componente essencial: liderança

Os líderes têm papel fundamental para propagar resiliência e bem-estar entre os colaboradores, e devem:

– Demonstrar e modelar resiliência

– Proporcionar rodas de conversa eventuais para discutir o tema resiliência

– Apoiar os liderados

Considere as seguintes perguntas:

  • Quão bem eu gerencio a falta de responsabilidade nas pessoas que lidero?
  • Como priorizo ​​meu bem-estar?
  • Sou eficaz em reconhecer os sinais de sobrecarga daqueles que lidero? Faço algo a respeito?
  • Como eu ajudo a equipe a lidar com a negatividade?
  • Eu crio um ambiente bom, e até esperado, para que outros peçam ajuda?

Esteja preparado para enfrentar desafios

Os desafios surgem em empresas de grande e pequeno porte, e estar preparado para eles é essencial para manter a resiliência em equipe. Ajustes serão feitos e oportunidades surgirão. Esteja atento aos indicadores que direcionam a construção dessa habilidade a um nível organizacional, incluindo todos os colaboradores da companhia.

A resiliência no trabalho é uma saída positiva para enfrentar as mudanças e desafios do mercado, norteando a capacidade dos profissionais com saúde e qualidade para desempenhar tarefas.

Leia também: Ensaio mental: você conhece essa técnica?

Fonte: Forbes

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