03 abril 2020

Relações interpessoais, institucionais e sociais: entenda cada uma delas

Relações interpessoais, institucionais e sociais: entenda cada uma delas

As relações entre os seres humanos são objeto de estudo da psicologia, que desvenda a interação entre indivíduos que são seres relacionais. Fatores como os acontecimentos do dia a dia, a forma como as pessoas lidam umas com as outras e até a posição social de cada um, definem muito o comportamento humano. Por isso, psicologia define as relações elencando-as em: relações interpessoais, institucionais e sociais. Saiba qual é a diferença entre cada uma delas. Fatores culturais, de personalidade e socioeconômicos são só alguns exemplos de possibilidades que influenciam as relações, sobretudo como elas se iniciam. Desde o nascimento, com o vínculo criado com os pais, são estabelecidas as relações interpessoais.

Relações interpessoais

É a interação entre duas ou mais pessoas e diz respeito aos sentimentos que elas têm de maneira recíproca. Estudos mostram que a aparência física é um fator importante de atração entre pessoas adultas, podendo estimular o início de uma relação interpessoal. Interesses em comum e atitudes são mais valorizados por mulheres, enquanto a aparência física é mais atrativa para os homens. Apesar das diferenças entre ambos os gêneros, culturalmente qualquer pessoa pode se sentir atraída por outra por fatores diversos, como afinidades, amabilidade, generosidade, entre tantas outras características da personalidade individual.

Relações institucionais

Muitas relações entre as pessoas se desenvolvem em meios sociais específicos dos quais fazem parte, ou seja, em instituições. Estas instituições podem ser o trabalho, a escola, a igreja e a família. O que configura uma relação institucional é a forma organizada de se relacionar, com posições que as pessoas ocupam de acordo com sua função ou papel social ocupado. Em algumas empresas, por exemplo, colaboradores não têm qualquer relação interpessoal, mas sim, de função para função. Desta forma, a comunicação acontece apenas de acordo com a necessidade das tarefas laborais do dia a dia.

Relações sociais

Na sociedade há diversas repartições de grupos que compartilham as mesmas faixas econômicas, de interesses pessoais, culturais, linguísticos etc. Esta divisão revela uma separação de posições e, muitas vezes, de classes sociais diferentes. As diferentes “tribos” de jovens, por exemplo, ilustram as relações sociais como grupos que usam cabelos específicos ou roupas que os diferenciam, têm esse comportamento como preceito que os separa dos demais. As relações sociais são, portanto, a interação entre dois ou mais indivíduos dentro desses grupos que os acolhe.

Estas divisões entre as relações não são lineares, afinal de contas, toda relação é social. Porém, dentro de cada uma, é possível observar estas características que as diferem.

Como ter boas relações interpessoais, institucionais e sociais

Dentro dos ambientes de trabalho, social, religioso, amoroso, educacional ou familiar, é fundamental ter uma boa relação, visto que o ser humano é, intrinsecamente, um ser com necessidades de socialização. As pessoas buscam vínculos de troca de conhecimento e de emoções com outras pessoas, por isso, quanto mais qualidade houver nas relações, maiores são as chances de construir conexões verdadeiras e satisfatórias.

Os melhores instrumentos para desenvolver a qualidade de uma relação são a empatia e a comunicação. Se cada indivíduo emanar empatia, procurando compreender as necessidades das outras pessoas, os ambientes tornam-se locais mais fáceis de convivência e a comunicação passa a ser ainda mais efetiva. Procure fazer o exercício de examinar se suas atitudes têm sido boas para o grupo e, caso a atitude do outro é que não está sendo benéfica, comunique-se de forma clara, honesta e aberta. O diálogo deve abranger a fala e a escuta. Assim, é possível melhorar todos os tipos de relação dia após dia.

Leia também: Dicas para fazer a integração de colaboradores

Fonte: IBC

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário