01 agosto 2018

Reciprocidade no trabalho

Reciprocidade no trabalho

Na vida profissional, estamos constantemente nos relacionando com outras pessoas e sempre haverá momentos em que seu modo de pensar será diferente. A melhor forma de lidar com essas situações é sentindo empatia e agindo com reciprocidade.

Mas o que é reciprocidade, afinal? Com certeza você já ouvir falar que “gentileza gera gentileza”. Em psicologia, essa característica é baseada em uma regra social que diz que devemos tratar os outros como nos tratam. Ou ainda, se baseia nas mesmas premissas da empatia, isto é, se colocar no lugar do outro, tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados.

Se você é gentil e educado com todos, dificilmente será tratado com grosseria. Se uma pessoa é abordada com palavras e ações positivas, ela se sente grata e honrada, portanto seu desejo será o de retribuir a bondade recebida.

Benefícios

  • As pessoas verão você com bons olhos.
  • Dificilmente haverá conflitos por pensamentos diferentes.
  • Você poderá ser reconhecido profissionalmente, podendo ganhar um cargo de liderança.
  • As pessoas sentirão mais confiança em você.

 

A reciprocidade nos traz diversos benefícios. Entretanto, ela só funciona se for sincera e sem “segundas intenções”, ou seja, você deve agir de maneira positiva sem esperar algo em troca. Ela precisa ser espontânea.

Veja também: Atitudes para ser mais resiliente

Fonte: Portal IBC

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