08 dezembro 2021

Principais habilidades para mudança de carreira

Principais habilidades para mudança de carreira

Há um certo tipo de competência que é capaz de tornar mais fácil o processo de mudança de carreira. São as chamadas habilidades transferíveis, úteis em diversas áreas de atuação. Confira abaixo mais sobre elas.

O que são as habilidades transferíveis?

Habilidades transferíveis se referem a competências que podem ser aproveitadas em funções e campos de atuação distintos. Geralmente são habilidades sociais, entretanto, aptidões técnicas também podem ser consideradas.

Um exemplo é a facilidade para comunicar-se bem ou exercer boa liderança, que é útil para um professor ou para cargos de gestão. Fica claro que as habilidades transferíveis são altamente relevantes no mercado de trabalho, podendo representar um forte diferencial em processos seletivos durante a mudança de carreira.

Comunicação

Como visto, a boa comunicação é uma competência útil em áreas distintas do mercado. Seja pela escrita, seja oralmente, a capacidade de articular ideias e se expressar de forma clara tende a ser prontamente reconhecida pelas empresas – especialmente no trabalho remoto, para contornar dificuldades próprias do distanciamento.  

A escuta atenta também é uma habilidade transferível, visto que é de suma importância interpretar adequadamente as mensagens transmitidas na rotina de trabalho. Dessa forma há menos ruídos na comunicação que possam resultar em falhas na execução das tarefas.

Trabalho em equipe

A importância dos objetivos para uma mudança de carreira

Profissionais com espírito de equipe e que exercitam a empatia demonstram aptidão para trabalhar em grupo e costumam se destacar em processos seletivos.

Essa é uma habilidade transferível que favorece também a construção de boas relações profissionais, a qualidade do serviço prestado e a criação de um ambiente de trabalho agradável e positivo.

Organização e adaptabilidade

O cumprimento de prazos e a organização nas demandas diárias são fundamentais para a satisfação da empresa e dos clientes, o que é vital para quem busca uma mudança de carreira. Também é muito valorizada a capacidade de lidar com imprevistos sem prejuízos para a dinâmica interna de trabalho.

Entre as habilidades transferíveis, se destacam ainda a flexibilidade e a adaptabilidade, pois demonstram a disposição do profissional em aprender, adequar-se a novos cenários, reagir rapidamente e transformar erros em oportunidades – traços indispensáveis no mercado contemporâneo

Capacidade analítica

Como realizar uma mudança de carreira

Diante das constantes evoluções do mercado, uma forte tendência valorizada pelas empresas se refere à capacidade de gerar informações por meio da análise de dados.

Profissionais com potencial para recorrer a soluções criativas em desafios diários ou situações complexas, bem como para ordenar de forma lógica informações de diferentes fontes, saem à frente dos concorrentes na mudança de carreira ou na aquisição de um novo cargo.

Dessa forma, desenvolver habilidades transferíveis abrangentes pode ser uma ótima estratégia para se destacar no mercado.

Leia mais: Âncoras de carreira: motivação profissional

Fonte: Forbes, Glassdoor e LinkedIn

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário