30 agosto 2019

Práticas ensinadas pela metodologia Zen to Done (ZTD)

Práticas ensinadas pela metodologia Zen to Done (ZTD)

Criado por Leo Babauta no livro “Zen to Done: The Simple Productivity System”, o método Zen to Done (ZTD) se fundamenta no planejamento dos hábitos e no processamento e realização de tarefas do Getting Things Done (GTD), sendo elas:

  • Capturar: tirar da cabeça as ideias e coisas a fazer, e anotá-las em um local confiável.
  • Esclarecer: dedicar atenção para analisar o que deve ser feito.
  • Organizar: mantenha as listas de afazeres organizadas para que possam ser acessadas no momento e lugar certos.
  • Refletir: revisão do sistema a fim de garantir que nada se perca de vista, atualizando informações e obtendo perspectiva.
  • Engajar: determinar a importância de cada tarefa, dando prioridade e foco apenas para o projeto em desenvolvimento.

O Zen to Done auxilia a manter todas as tarefas e projetos organizados, simplificando o dia a dia no trabalho e mantendo o foco no que deve ser entregue, sem distrações. Confira 10 passos para aplicá-lo a sua rotina.

Prática Zen To Done - SEPAC

1. Anotações

Tome nota de ideias, projetos e informações que venham a surgir na sua mente. Esse exercício permite que nada passe despercebido entre um pensamento e outro.

2. Processe

A partir das informações coletadas, analise quais as próximos etapas. Agendar? Responder? Sejam quais forem, é preciso agir com rapidez para não deixar que as tarefas se acumulem.

3. Planeje

Diariamente, escolha três tarefas importantes que devem ser entregues até a noite. Busque realizá-las pela manhã para ganhar tempo e concluir as outras demandas com mais tranquilidade.

4. Faça

Concentre-se em uma tarefa e procure realizá-la sem interrupções.

5. Sistema de produtividade

Assim como no método GTD, o quinto passo aconselha a criação de um sistema de produtividade baseado em listas, como o kanban. No livro, Babauta separa esse hábito em três partes, que correspondem a “configuração”, “ferramentas” e “uso”.

6. Organização

Busque manter suas tarefas, anotações e projetos organizados. Neste sentido, não basta saber onde as coisas estão, mas sim ter a certeza de que todo o material necessário para a evolução de um projeto encontra-se sobre a mesa. Segundo Leo Babauta, uma das orientações básicas de organização é “um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”.

7. Revisão

Esse hábito auxilia na evolução de uma estrutura que o faça estar constantemente lembrando das metas, valores, motivações e tarefas que devem ser feitas entre uma semana e outra.

8. Simplifique

Suas listas devem estar otimizadas com o mínimo e o essencial, eliminando o que não precisa ser feito durante o período em questão.

9. Rotina

Para que esse sistema funcione, é necessário que seja inserido na rotina, sem que se precise “pensar” sobre ele. Outro ponto é que os hábitos sejam ajustados conforme o fluxo de trabalho.

10. Faça o que ama

É mais fácil ser produtivo quando se trabalha com paixão. Neste sentido, sinta-se bem com aquilo que executa e encontre o que lhe traz satisfação. Naturalmente as tarefas serão feitas com mais eficiência.

Leia também: Técnicas que estimulam o cérebro a pensar de forma positiva

Fonte: Medium Parte 1 / Parte 2 / Parte 3

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