29 outubro 2019

Por que o storytelling auxilia profissionais em cargos de liderança?

Por que o storytelling auxilia profissionais em cargos de liderança?

Histórias são a maneira mais antiga de expressão da humanidade. Desde os primórdios, o homem usa narrativas para descrever eventos e transmitir conhecimento, recapitulando o passado para entender o presente e transformar o futuro. Neste contexto está o storytelling

Os profissionais que sabem usar esse conceito são altamente requisitados no ambiente corporativo, isso porque a habilidade de contar histórias é capaz de envolver pessoas, levando a novas parcerias, fechamento de contratos e, consequentemente, a um aumento financeiro.

Leandro Waldvogel é um dos maiores especialistas brasileiros em storytelling corporativo. Para ele, a habilidade de contar histórias é fundamental para o sucesso na vida profissional e pessoal. Ao compartilhar suas experiências, o líder oferece evidências para que outros profissionais e parceiros confiem no seu trabalho e no retorno que ele traz para a empresa.

Embora seja muito comum em campanhas de publicidade e marketing, o storytelling pode ser aplicado em diversos contextos: durante uma reunião; para exemplificar cases de sucesso e elaborar estratégias; em treinamentos de equipe sobre como apresentar um produto; e em negociações com um fornecedor ou cliente.

Como o storytelling deve ser feito

storytelling - sepac

O storytelling direciona o foco para o outro, para a equipe e os clientes. Por isso, o papel do líder é fazer com que seus colaboradores sejam protagonistas das conquistas, reconhecendo objetivos individuais que favoreçam sua trajetória pessoal e a da empresa. Além disso, o storytelling ensina e inspira profissionais a se aperfeiçoarem diariamente.

Toda boa história conta com uma adversidade, um desafio a ser confrontado. O gestor deve viabilizar as metas da equipe e apontar as oportunidades diante dos desafios. Assim, direcione o foco da equipe para resolvê-los de maneira concreta, avaliando todos os prós e contras de cada decisão.

Lembre-se, a habilidade do storytelling é definida pela capacidade de comunicar e transformar ambientes para inspirar novas narrativas.

Leia também: Como estimular a proatividade da sua equipe

Fonte: Exame / Medium

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário