14 março 2019

Por que cuidar da cultura organizacional fará sua empresa crescer

Por que cuidar da cultura organizacional fará sua empresa crescer

O conceito de cultura diz respeito ao conjunto complexo de hábitos, conhecimentos, leis, costumes e padrões referentes a um grupo social, país ou povo. Quando se aplica este conceito no ambiente empresarial, o que se tem é o mesmo conjunto complexo, mas pautado no funcionamento institucional e econômico de uma companhia – a cultura organizacional.

Levando em conta o fato de que cada pessoa carrega traços culturais diversos, e que dentro de uma empresa existem dezenas ou centenas de colaboradores, cada qual com suas individualidades, é fundamental que a cultura comum a todos – a organizacional – seja positiva, inclusiva e humana.

Construir um ambiente motivado, de confiabilidade, em que as pessoas fazem o que fazem porque entendem, concordam e querem participar de todo o processo, é o que gera resultados expressivos e sustentados.

1 – A cultura influencia diretamente no desempenho

Segundo uma pesquisa da McKinsey&Company, as empresas com melhores culturas (de acordo com o próprio Índice de Saúde Organizacional) têm retorno 60% maior do que as de cultura “mediana” e 200% mais alto do que as com cultura organizacional menos desenvolvida.

2 – Cultura organizacional é única

Uma cultura organizacional saudável se adapta naturalmente às mudanças ocorridas nos mercados e na sociedade em geral – é a forma como a empresa age e trabalha em relação à sociedade a partir da sua essência e de seus colaboradores. Por isso, não é possível copiar a cultura de outra companhia.

3 – Culturas saudáveis permitem crescimento

Se a cultura provém das pessoas e de como elas utilizam todo o repertório social que carregam para aplicar no dia a dia da empresa, na forma de fazer o que se tem que fazer, é preciso construir uma cultura própria que respeite a individualidade, atendendo aos anseios dos colaboradores. Só assim uma empresa encontra soluções inovadoras para vencer obstáculos e crises econômicas.

Fonte: McKinsey&Company

Leia também: 13 sites que executivos e gestores deveriam ler

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário