17 janeiro 2020

Planejamento operacional: o que é, e como aplicar?

Planejamento operacional: o que é, e como aplicar?

O bom desenvolvimento de uma empresa que deseja se manter em constante crescimento depende da elaboração de um planejamento. Nele, devem-se estabelecer metas futuras, bem como mecanismos para acompanhar e controlar a execução das tarefas. Neste contexto, o planejamento operacional é uma ferramenta que auxilia a viabilizar projetos na prática. Saiba mais sobre sua importância e as formas de aplicação.

O que é o planejamento operacional

O planejamento operacional é um plano altamente detalhado que define como a equipe vai contribuir para alcançar os objetivos da organização. O mapa operacional é traçado de acordo com as tarefas diárias realizadas pelo grupo e, com isso, permite viabilizar de forma objetiva as metas pretendidas.

Esse tipo de planejamento ajuda a visualizar as rotinas operacionais de uma empresa, de forma a identificar as responsabilidades da equipe, assim como as tarefas desempenhadas e os recursos, garantindo o bom andamento dos objetivos do negócio. Como é feito de acordo com as demandas diárias, é organizado a curto prazo, para atingir metas de até um ano.

Qual a diferença entre planejamento estratégico e operacional?

Quando se fala em planejamento para empresas, logo vem à mente o planejamento estratégico, e por isso podem existir dúvidas quanto a essas duas formas de organização. A diferença principal é que o foco do planejamento estratégico é a eficácia final, de modo a estruturar os resultados pretendidos em médio ou longo prazo.

No caso do planejamento operacional, busca-se alcançar metas estrategicamente em curto prazo, de forma a organizar a rotina da equipe e estruturar a demanda, ou seja, quais tarefas o grupo irá desempenhar nas próximas semanas.  

A colaboração é uma chave para os melhores resultados. Grupo de jovens modernos em estratégia de negócios de planejamento de desgaste casual inteligente enquanto jovem mulher apontando para infográfico exibido na parede de vidro no escritório

Como elaborar

Para organizar o planejamento operacional, é importante saber o que se pretende atingir em curto prazo, e uma forma de fazer isso é utilizar a ferramenta administrativa 5W2H, que ajuda a definir as ações para melhorias no negócio:

  • What (o quê) – estratégias e tarefas a serem atingidas ou cumpridas
  • Who (quem) – quais pessoas serão responsáveis por cada tarefa
  • When (quando) – o tempo estipulado para completar o trabalho
  • Where (onde) – o espaço físico necessário para a demanda
  • Why (por quê) – qual é a necessidade de realizar a estratégia
  • How (como) – como a atividade será desempenhada na prática
  • How much (quanto) – quais os recursos financeiros necessários para desempenhar a função

Após essa etapa, é importante determinar o prazo para a conclusão das etapas, assim como possíveis reajustes que podem acontecer ao longo do percurso. Durante toda a execução do planejamento operacional, mudanças podem ser feitas para garantir o cumprimento das tarefas.

Com essas informações, é possível estruturar a melhor maneira de atingir os objetivos iniciais, e nortear as atividades e sua implantação. Dessa forma, também pode-se verificar quais pontos requerem mais atenção, e como a equipe será manejada para realizar suas funções.

É de grande importância que uma liderança eficaz acompanhe durante todo o tempo a execução do planejamento operacional, buscando garantir o bom andamento do grupo. O gestor deve registrar em relatórios o desempenho para reformular decisões ou tomar atitudes mais assertivas.

Um líder é responsável ainda por trazer ideias criativas para a execução e monitoramento do grupo, otimizando ciclos de tarefas, bem como por garantir o cumprimento dos prazos. Para isso, deve estar disponível para dialogar com a equipe e realizar possíveis melhorias nos setores.

Leia também: Como manter equipes altamente produtivas?

Fonte: IBC

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário