04 fevereiro 2019

Os cinco pilares da boa liderança

Os cinco pilares da boa liderança

Liderar é influenciar positivamente as pessoas. Esse conceito, tradicional nos ambientes corporativos, é um grande desafio para os profissionais da atualidade.

Quem procura se desenvolver como um bom líder precisa conhecer as principais características que ajudam no dia a dia das atividades. O especialista James Hunter destaca em seu livro “O Monge e o Executivo” os princípios da liderança. Entre eles, o líder precisa ser responsável, manter um bom relacionamento com a equipe e sempre guiá-la para atingir um bem comum.

Os cinco pilares da boa liderança

Os princípios parecem simples, mas na prática todo líder enfrenta muitos desafios. Já as empresas lidam, diariamente, com a tarefa de encontrar e desenvolver bons líderes.

Hunter diz que existem alguns traços específicos em todo líder, como: desejo de liderar; ser honesto e íntegro; e ter autoconfiança, inteligência e facilidade em absorver conhecimento e reconhecimento das pessoas.

Em seu clássico livro, o autor destaca também que existe um modelo de liderança formado por cinco pilares:

  1. Liderança
  2. Autoridade
  3. Serviço e sacrifício
  4. Amor
  5. Vontade

Outra característica de um bom líder é a capacidade de ouvir e dar atenção às pessoas e às suas ideias. Hunter afirma que “ouvir é provavelmente nossa grande oportunidade de dar atenção aos outros diariamente, dizendo-lhes o quanto os valorizamos”.

Os cinco pilares da boa liderança - SEPAC

Além disso, outra grande lição sobre liderança é que o líder deve ter interesse especial no sucesso daqueles que lidera. De fato, um dos papéis do bom líder é apoiar e incentivar os seus liderados.

 

Veja também: Veja 6 atividades para aprender em 20 horas

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário