13 setembro 2018

O que é endomarketing e como aplicá-lo na empresa?

O que é endomarketing e como aplicá-lo na empresa?

Transmitir informações para os colaboradores de maneira a engajá-los é um grande desafio, mas também um dos maiores diferenciais de uma empresa. Para construir esse elo com o público interno, existe uma maneira especial de fazer marketing.

Entenda o que é endomarketing e como aplicá-lo na empresa!

 

O que é o endomarketing?

Esse tipo de marketing pode ser definido como um conjunto de ações estratégicas destinadas ao envolvimento do público interno com os negócios da empresa, melhorando o relacionamento e a produtividade, gerando motivação e, consequentemente, aumentando a satisfação dos clientes.

Conjunto de ações estratégicas para motivar os colaboradores

 

Diferenças entre endomarketing e comunicação interna

Muitas vezes confundidos, o endomarketing e a comunicação interna precisam ser trabalhados em conjunto, para atingir os objetivos da empresa.

Como explicado, o endomarketing tem a finalidade de engajar os trabalhadores ao propósito da companhia, enquanto a comunicação interna é a ponte entre os setores, e visa garantir que a informação do endomarketing seja transmitida com eficiência.

Comunicação interna

Vale ressaltar que o intuito de motivar deve ser verdadeiro, para que as pessoas se sintam espontaneamente engajadas.

 

Como aplicar o endomarketing na empresa

 

1. Crie um canal de comunicação interna

Já existem muitas plataformas que criam o canal de comunicação com os colaboradores. Mas o mais importante é que neste canal o colaborar se sinta à vontade para falar e ser ouvido. Em segunda instância, mas também muito importante, o canal deve compartilhar notícias e conteúdos motivacionais, entre diversas outras coisas.

 

2. Dissemine a cultura organizacional

Faça pesquisas com os colaboradores para entender como eles pensam e enxergam a empresa. Assim será possível mostrar os reais princípios e a visão da organização, disseminando a cultura.

Dissemine a cultura organizacional

 

3. Crie iniciativas de integração

Happy hour, atividades físicas, grupo de estudos, campanhas sociais, palestras, seminários, voluntariado… Esses eventos são fundamentais para manter os funcionários motivados.

 

4. Reconheça seus colaboradores

Premiações são uma ótima forma de reconhecimento, de provar a importância do colaborador para a empresa. Benefícios também geram motivação, como plano de saúde, desconto em academias e cursos de idiomas, folga no aniversário, horário flexível, etc.

Happy Hour

 

5. Confira os resultados alcançados

Regularmente, avalie se as estratégias estão dando certo. Para isso, aplique uma nova pesquisa com os colaboradores e confira o clima organizacional. Isso ajuda a saber se o planejamento funcionou e como é possível melhorar as ações.

 

Veja também: Como reter talentos na empresa

Fonte: Marketing de Defensores

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