03 março 2020

O comprometimento dos colaboradores como fator de sucesso nas empresas

O comprometimento dos colaboradores como fator de sucesso nas empresas

Para manter os colaboradores envolvidos com os propósitos e os valores da empresa, é fundamental que o líder se comunique de forma clara e objetiva. A maneira como o gestor se relaciona é o que determinará o caminho para o sucesso.

Profissionais que se identificam com a missão e a visão de negócios do ambiente de trabalho tendem a cooperar e a desenvolver o máximo de suas capacidades. Por isso, é preciso que sejam constantemente motivados. Esta é uma missão da empresa como um todo e pode ser realizada por meio de incentivos.

Sendo assim, atentar-se a forma como você se comunica, significa ter mais assertividade na hora de construir um ambiente de trabalho saudável e agradável, em que os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados.

Confira a seguir 3 atitudes importantes para aumentar o compromisso da sua equipe:

Respeite os colaboradores e trabalhe em equipe

Para exercer uma liderança é necessário respeitar os colaboradores e ouvir o que os colegas têm a dizer sobre as suas responsabilidades e as suas competências. Saber delegar funções  também é outro quesito indispensável para o profissional que assume o posto de liderança, pois, em uma empresa, nada se faz sozinho. Logo, saber identificar o colaborador com as qualidades necessárias para a realização de uma tarefa, é um diferencial na gestão de projetos.

Ouça sugestões e comunique-se de forma clara

O colaborador que é escutado tende a se sentir motivado, impactando diretamente nos resultados dos trabalhos. Além disso, uma comunicação transparente faz grande diferença dentro de uma corporação. Assim, é fundamental que um líder cumpra com o que diz, transmitindo lealdade aos colaboradores.

comprometimento dos colaboradores na empresa

Dê feedbacks e autonomia aos colaboradores

Adotar a prática de dar feedback regularmente torna os colaboradores mais envolvidos nas atividades que exercem. Tente sempre utilizar palavras de apoio e dicas de aperfeiçoamento profissional. A autonomia também é um fator importante para estimular o profissional a se sentir mais motivado. Portanto, permita que cada colaborador encontre a melhor maneira de desenvolver o trabalho. Ao tomar esta atitude, o gestor demonstra respeito, confiança e valoriza o esforço de cada um. Isso refletirá em admiração às suas capacidades de liderança.

Com estas simples atitudes implementadas no ambiente corporativo, as equipes irão se comprometer com os objetivos da empresa e, consequentemente, conquistar melhores resultados.

Leia também: Gestão de pessoas: tendências globais para favorecer a sua equipe

Fonte: Harvard Business Review

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