02 abril 2019

Neuromarketing é o futuro e você precisa conhecer

Neuromarketing é o futuro e você precisa conhecer

O neuromarketing, também conhecido como neurociência do consumidor, é uma área recente, que estuda o cérebro para prever e de certa forma influenciar o comportamento e a tomada de decisões.

Na prática, o neuromarketing mede sinais fisiológicos e neurais para obter insights sobre as motivações, preferências e decisões dos clientes, que podem ajudar na criação de campanhas, desenvolvimento de produtos, determinação de preços e outras áreas do marketing.

Métodos

Os métodos mais comuns de análise das atividades mentais são o escaneamento cerebral e o rastreamento fisiológico, responsáveis por medir respectivamente a atividade neural e o movimento dos olhos.

Rastreamento do cérebro

As atividades do cérebro podem ser monitoradas de várias formas, algumas mais precisas e caras, outras menos conclusivas e mais acessíveis. A ressonância magnética funcional possui campos magnéticos fortes o bastante para rastrear mudanças no fluxo sanguíneo do cérebro.  

Já o eletroencefalograma lê a atividade das células usando sensores colocados no couro cabeludo da pessoa. O método pode rastrear mudanças na atividade neural em frações de segundo e onde ela ocorre, inclusive em regiões profundas e subcorticais do cérebro.

Neuromarketing é o futuro e você precisa conhecer - SEPAC

A Nielsen, uma das principais consultorias em finanças e investimentos, utiliza rastreamento visual para ajudar as marcas a garantir que a atenção dos clientes seja focada nos momentos e nas coisas certas. Além disso, usa codificação facial buscando garantir que um anúncio realmente ative a resposta desejada.

Pesquisas

As pesquisas em neuromarketing se fortaleceram nos anos 2000, quando pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, serviram Cola-Cola e Pepsi a pessoas ligadas a máquinas de ressonância magnética funcional. Sem verem os rótulos, os participantes não puderem identificar as bebidas. Porém, ao verem as marcas, a máquina registrou atividades aprimoradas nas estruturas límbicas (áreas associadas às emoções), demonstrando que o conhecimento da marca alterava a forma como o cérebro percebia a bebida.

O mesmo aconteceu quatro anos depois, quando uma pesquisa serviu três vinhos com preços diferentes aos participantes. Tendo o valor como referência, os cérebros registraram os vinhos de maneiras distintas, mesmo sendo a mesma bebida nas três taças.

Fonte: Harvard Business Review

Leia também: Pesquisas revelam as habilidades pessoais que serão valorizadas em 2019

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário