11 agosto 2021

Mundo VUCA: o que é e como adaptar ao seu negócio

Mundo VUCA: o que é e como adaptar ao seu negócio

A expressão “mundo VUCA” passou a ser utilizada no âmbito dos negócios desde a última década, em um contexto no qual desafios, competitividade e agilidade ditam o dia a dia. Confira abaixo a origem desse conceito e como as empresas podem aplicá-lo.

A definição do mundo VUCA

O acrônimo “VUCA” foi criado nos anos 90 pelo exército americano para descrever o cenário pós-Guerra Fria: volatility, uncertainty, complexity e ambiguity (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). Tais conceitos transmitem a necessidade de estar sempre aberto e preparado para as inúmeras possibilidades de um mundo multifacetado e em transformação.

No universo dos negócios, a percepção de um mundo VUCA pode estimular as empresas a se reinventarem dia após dia, compreendendo o que é necessário para enfrentar desafios e riscos. Essa estratégia ressalta a importância de ser ágil nas soluções e respostas, em vez de traçar planejamentos em longo prazo.

O significado de mundo VUCA

Colaboradores utilizando mundo VUCA no dia a dia do escritório

Separadamente, as palavras dentro de “VUCA” trazem as seguintes concepções:

  • Incerteza: chama atenção para a grande quantidade de informações disponíveis atualmente. Diante de tantas incertezas, faz-se necessário traçar novos paradigmas e estar ciente de que nem todas as transformações futuras são previsíveis.
  • Complexidade: reforça a imprecisão dos cenários e suas inúmeras variáveis. Assim, é importante que haja o entendimento de que um mesmo problema pode comportar diversas soluções.  
  • Ambiguidade: requer a compreensão sobre a natureza dos problemas e a existência de diversas formas de analisar e interpretar situações complexas. A ambiguidade no mundo VUCA ressalta que mudanças bruscas não devem ser analisadas somente com base no histórico daquele contexto, pois o cenário é sempre novo.

Como aplicar o mundo VUCA aos negócios

Equipe aplicando mundo VUCA no dia a dia

Para aplicar os conceitos do mundo VUCA, é preciso demonstrar:

  • Resiliência: ter resiliência no dia a dia é fundamental para se manter íntegro frente a turbulências e para se adaptar a novos contextos. Para isso, é necessário trabalhar a autoconfiança profissional e o otimismo durante as mudanças.
  • Flexibilidade: pelo caráter líquido do futuro — como o definiu o sociólogo Zygmunt Bauman —, ser flexível diante da imprevisibilidade dos cenários é uma competência fundamental. Para lidar com as incertezas, é ideal que haja aceitação dos desafios e busca por maneiras de enfrentá-los.
  • Multidisciplinaridade: contextos complexos requerem profissionais que saibam ser multidisciplinares. Isso porque visões mais amplas tendem a aumentar as chances de encontrar soluções efetivas. Montar equipes multidisciplinares, a par de diferentes assuntos e áreas de conhecimento, é um forte diferencial no mundo VUCA.
  • Coragem: a ambiguidade do mundo VUCA requer coragem para tomar decisões, escolher uma linha de raciocínio e lidar com suas consequências. Saber a hora de agir mas também estar preparado para possíveis falhas é fundamental para sobreviver nos negócios. 

Dessa forma, desde que haja direcionamentos claros, coletividade e desenvolvimento profissional dos colaboradores, é possível aplicar o mundo VUCA nas empresas e torná-las mais preparadas para as transformações do mercado.  

Leia mais: 5 dicas para se destacar em processos seletivos virtuais

Fonte: Administradores e Rede Indigo 

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário