15 julho 2020

Mindset de inovação: como aplicar à sua empresa

Mindset de inovação: como aplicar à sua empresa

Cada vez mais, as empresas deixam de se limitar aos métodos tradicionais para abraçar novas formas de elevar a produtividade e os resultados. Para agregar mais inovação e criatividade ao dia a dia e aos processos corporativos, os líderes empresariais precisam redirecionar a mentalidade com a qual a empresa trabalha, o que os leva ao conceito de mindset.

Conceito

Originado na área da psicologia cognitiva – e posteriormente expandido para outros campos – o conceito de mindset foi definido pela psicóloga americana Carol Dweck como algo que molda os seres humanos, de acordo com as experiências boas e ruins pelas quais eles passam. O mindset se refere à forma como os indivíduos agem e lidam com as diversas situações da vida, como pensam, sentem e se comportam, de acordo com o modo como a mentalidade de cada um está programada.

A mentalidade e os seus tipos

Esse mesmo estudo, desenvolvido na Universidade de Stanford, dividiu os tipos de mentalidade em fixa e progressiva. Segundo Carol Dweck, os indivíduos de mentalidade fixa já nascem providos de inovação e de criatividade, e essas habilidades não são transformadas posteriormente. Em contrapartida, na mentalidade progressiva a pessoa não nasceria criativa e inovadora, mas poderia adquirir tais aptidões ao longo da vida. No contexto empresarial, os indivíduos com mentalidade fixa tendem a dar menos importância para críticas e feedbacks, e podem ter dificuldade de persistir após falharem. As pessoas com mentalidade progressiva, pelo contrário, aproveitam os feedbacks para o próprio aprendizado. Colaboradores assim dedicam-se melhor às lições diárias e gradativas do que às grandes metas em prazos definidos.

produtividade e resultado - SEPAC

A inovação no mindset

No âmbito empresarial, um mindset de inovação diz respeito ao conjunto de medidas voltadas para tornar os negócios mais criativos. Essas ações podem incluir investimentos tecnológicos, mas não se limitam a eles. Elas também abrangem, por exemplo, a admissão de profissionais mais qualificados, o desenvolvimento de um ambiente colaborativo e a inclusão de procedimentos e concepções mais inovadoras. É essencial compreender que o questionamento faz parte do mindset de inovação, pois ele leva a corporação a rever como cada processo é conduzido no dia a dia. Por isso, é fundamental encontrar ou criar brechas na hierarquia interna para que haja espaço para questionamentos.

mindset de inovação - SEPAC

Estratégias

É nesse contexto de revisão dos processos internos e de comunicação de igual para igual que nascem as estratégias de inovação, em prol do mesmo propósito: reestruturar a forma como as coisas são realizadas e desenvolver novas ideias para alavancar o sucesso da empresa.

Se conduzidas adequadamente, essas mudanças podem levar a corporação a alcançar um novo patamar no mercado, mas, para isso, faz-se necessária a criação de uma comissão especial na empresa. O ideal é que esse grupo seja formado por profissionais criteriosamente selecionados. Eles serão responsáveis por encontrar saídas criativas e eficazes para os problemas da corporação. Lembre-se que na montagem dessa comissão é importante que a diversidade prevaleça.

Trabalho em equipe

Uma vez formado o comitê de planejamento inovador, é hora da execução. O contato entre os integrantes da empresa faz toda a diferença, portanto, busque manter reuniões presenciais, virtuais ou dinâmicas de grupo sempre que possível. Lembre-se de registrar as etapas de cada processo conduzido, seja ele breve ou extenso. Isso ajuda a corporação a visualizar melhor a produtividade e o rendimento das tarefas, podendo identificar os progressos, os aprendizados e quais soluções funcionam melhor. Nesse quesito, várias plataformas digitais podem ser grandes aliadas para armazenar as informações compartilhadas em videoconferências e reuniões virtuais.

A ideia é que cada resultado do mindset seja reaproveitado para aprimorar os próximos. Ao longo da aplicação desse modelo, a tendência é que os processos fluam melhor e que os frutos sejam cada vez mais perceptíveis.

Leia também: 5 dicas para gerenciar equipes em home office

Fonte: Administradores

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário