29 agosto 2019

Metodologias ágeis para gerenciar projetos

Metodologias ágeis para gerenciar projetos

Uma das habilidades mais buscadas em um profissional pelo mercado de trabalho é a capacidade de gerenciar projetos. Para isso, existem diversas abordagens, cabe ao gestor ter a experiência necessária para saber qual deve ser usada no momento oportuno.

Metodologias ágeis são relativamente novas, caracterizadas por estruturas de ciclos curtos para gerarem entregas mais rápidas e frequentes, otimizando o tempo, sendo também uma forma de gerenciar projetos mais moldáveis e adaptáveis às mudanças.

Conheça alguns dos métodos mais ágeis na gestão de projetos:

Scrum

Metodologias ágeis para gerenciar projetos - SCRUM - SEPAC

O Scrum é um conjunto de técnicas que visam a entrega ágil de projetos de diversas frentes, divididos em ciclos – geralmente mensais – conhecidos como sprints. Cada um representa um timebox no qual um conjunto de atividades é executado de acordo com o sprint planning, que são os planos para definir o que será entregue dentro de cada ciclo.

Nele, os envolvidos podem assumir três papéis:

  • Product owner: é o responsável pela gestão, conjunto de funcionalidades e características que o produto deve conter, ou seja, um representante do cliente.
  • Scrum master: profissional responsável pela distribuição e aplicação correta do Scrum na empresa.
  • Development team: são os membros e desenvolvedores responsáveis por criar e entregar as funcionalidades do produto.

Diariamente são realizadas reuniões para alinhar o que foi feito no dia anterior, planejar as tarefas do dia e elencar as situações ou elementos que podem impedir a realização do que está no sprint planning. Estas reuniões são chamadas de daily scrum.

Ao final de cada sprint é feito um sprint review, que tem a finalidade de analisar se o que já foi feito está de acordo com os requisitos do produto, ou se é necessária uma atualização. Por fim, ocorre uma última reunião para verificar quais processos podem ser melhorados.

Extreme Programming Management

Metodologias ágeis para gerenciar projetos - Extreme Programming Management - SEPAC

O Extreme Programming Management é uma metodologia que atua em ambientes que exigem a gestão em prazos curtíssimos e cenários instáveis e de mudanças. Por lidar com projetos disruptivos e de urgência, é essencial considerar o fator humano, porque requer uma equipe motivada, comprometida e flexível.

Entre seus benefícios, o método estreita a comunicação entre o cliente e a equipe através de reuniões que acompanham o andamento do projeto, tornando a entrega do produto mais eficiente e alinhada com a demanda.

Leia também: Matriz de priorização GUT para otimizar projetos e processos

Fonte: Euax

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário