31 Março 2020

Método PDCA: Dicas rápidas para aplicar na sua gestão

Método PDCA: Dicas rápidas para aplicar na sua gestão

Também conhecido como Círculo de Deming ou Ciclo de Shewhart, o ciclo PDCA é um método de melhoria contínua voltado para o planejamento de processos, aplicação, prevenção de falhas, formas de solução e conferência de resultados. A execução é tão importante que pode ser empregada em diferentes tipos de empreendimentos, desde pequenos comércios até grandes indústrias. Mas você sabe exatamente o que significa e como aplicar o método PDCA? Saiba mais sobre esta eficaz ferramenta de gestão.

O que é PDCA?

PDCA é uma das ferramentas mais populares de melhoria contínua na gestão de empresas. É um mecanismo contínuo de administração, caracterizado por um ciclo e se baseia em quatro etapas descritas por sua sigla:

Plan (planejar)

Do (executar)

Check (checar/mensurar)

Act (agir)

O objetivo do ciclo é mostrar a causa raiz de um problema, como deve ser solucionado e quais são as oportunidades de melhorias. O método mostra que o planejamento não deve acontecer somente uma vez, mas deve ser revisto e discutido sempre que necessário.

Fases do ciclo PDCA

As ações são feitas de maneira cíclica e devem ser empregadas constantemente nos projetos de uma empresa. Veja quais são as fases e como aplicar o método PDCA em seu trabalho.

Planejar

A primeira ação é planejar as metas e objetivos do ciclo. Defina qual é o problema a ser resolvido, quais são os sintomas dele para a empresa e porque é necessária a solução. Para ter essas metas de modo claro, é importante usar indicadores de desempenho, que avaliam como estão os resultados e diagnosticam possíveis problemas. Ainda nesta fase, determine qual será a metodologia de solução do problema em questão e reúna a equipe para criarem um plano de ação. Utilize ferramentas de gestão que auxiliam o planejamento, como o Diagrama de Ishikawa, o Gráfico de Pareto, o 5W2h e reuniões. Quanto mais sólido for o planejamento, mais chances haverão de cumprir as metas com eficiência. Portanto, especifique o maior número possível de informações úteis.

Executar

Uma vez que identificados o problema e os métodos de solução, você já está pronto para aplicar o método PDCA em sua empresa. O plano de ação será executado e todos da equipe devem estar bem treinados para saberem exatamente como desempenhar as funções no ciclo. Cada um tem um papel fundamental, sendo importante que isso seja comunicado aos colaboradores. Um time capacitado estará apto para trabalhar com foco em objetivos.

Checar

Esta é a fase de mensuração dos resultados, em que se faz um monitoramento sistematizado de cada etapa do plano de ação. Em seguida, deve se estabelecer uma comparação entre o que foi planejado e o que de fato está sendo realizado. Assim, é possível identificar possíveis falhas e oportunidades de melhoria para serem adotadas na próxima fase. A metodologia usada pela equipe também deve ser acompanhada, e se houver problemas, o ideal é que seja revista. A forma mais segura de mensurar resultados e verificar se tudo se passa conforme o planejado é utilizar recursos numéricos, como gráficos e outros meios de estatística.

Agir

Se os resultados forem atingidos, o plano deve ser adotado como padrão para a empresa. Se algo sair diferente do planejamento, este é o momento de corrigir os pontos que impossibilitaram o alcance das metas. Nem sempre é possível ter 100% de êxito na primeira realização do ciclo e por isso ele deve ser repetido sempre que houver a necessidade de implantar a melhoria contínua na empresa.

Aplicar o método PDCA é um meio de formar líderes capazes de tomar decisões estruturadas e possibilitar a transformação de modelos de negócios.

Leia também: Saiba como criar talentos em sua empresa

Fonte: Fundação Instituto de Administração

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