08 agosto 2019

Matriz de priorização GUT para otimizar projetos e processos

Matriz de priorização GUT para otimizar projetos e processos

Criada pelos pesquisadores Charles Kepner e Benjamin Tregoe em 1981, uma matriz de priorização GUT é ideal para fazer comparações entre alternativas quando há dúvidas sobre o que deve ser priorizado.

A análise é construída sobre tabelas, gráficos ou quadrantes, e aperfeiçoa a forma de trabalho, solucionando questões mais relevantes e urgentes.

O primeiro passo para fazer uma matriz de priorização eficiente é definir quantos e quais serão os itens em comparação. Coloque em cada linha os aspectos a serem solucionados, como aumento de fidelização, alto custo ou cancelamento de pedidos. Depois, insira nas colunas dados referentes a eles, que podem incluir urgência, impacto e afins.

O próximo passo é organizar os itens de acordo com sua relevância, dividindo-os por grau de importância em uma escala de 1 a 5, por exemplo. Feito isso, é preciso comparar e pontuar cada item, tanto nas linhas como nas colunas, para assim trabalhar em ordem de prioridade.

Matrizes de priorização são muito versáteis, o que as torna grandes ferramentas para uma melhor gestão em qualquer cenário, conheça alguns modelos:

GUT

Essa escala usa o sistema de pontuação citado anteriormente, com notas de 1 a 5, em que 1 representa algum aspecto neutro ou sem gravidade e 5 algo extremamente grave. Aplicam-se aí os conceitos de gravidade, urgência e tendência.

  • (G)ravidade – diz respeito ao impacto que o obstáculo tem sobre a empresa;
  • (U)rgência – o tempo em que o problema precisa ser resolvido;
  • (T)endência – a probabilidade que a adversidade tem de aumentar com o tempo.

Urgência x Importância

Ao trabalhar com prioridade de soluções, é fundamental saber diferenciar urgência de importância. Por exemplo: uma tarefa pode ser considerada urgente, mas seu impacto sobre os resultados ou o futuro da empresa ser pouco relevante, enquanto uma tarefa de grande impacto pode ter prazo de entrega semelhante, mas implicações mais sérias. Nesse momento, é válido traçar um gráfico para fazer a distinção e organizá-las por prioridade. Veja um modelo:

Urgência e Importância - SEPAC

A principal vantagem de atribuir matrizes de priorização para empresas de todos os tamanhos e segmentos é perceber o que deve ser tomado como primordial, analisando tarefas e adversidades. Naturalmente, tais avaliações tornam decisões mais assertivas e trazem segurança aos membros da equipe, fazendo-os trabalhar com mais produtividade e eficácia na entrega de resultados.

Leia também: Como manter equipes altamente produtivas?

Fonte: Nortegubisian / IBM

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário