28 outubro 2020

Match cultural – A conexão entre a empresa e o candidato

Match cultural – A conexão entre a empresa e o candidato

O mercado de trabalho vem, cada vez mais, passando por transformações, e as novas gerações exercem influência direta nesse processo. A conquista da carreira deixou de ser linear, como antigamente, para tornar-se uma busca com diversas possiblidades de experiências profissionais. É neste cenário que surge o match cultural, uma nova forma das pessoas conduzirem suas relações profissionais, que passam a ser ressignificadas. Saiba mais abaixo.

A tendência

No conceito de match cultural, a relação das pessoas com o trabalho estende-se para além do aspecto prático. Ela é vista como a conexão entre funções e propósitos, isto é, os pontos em comum entre a empresa e o colaborador. Nessa cultura, mesmo que um profissional não domine múltiplas habilidades, importa se os seus valores estiverem alinhados com os da corporação, de modo que haja identificação e uma relação vantajosa para ambas as partes. A empresa é favorecida por pessoas comprometidas com os resultados, e os colaboradores beneficiam-se tanto com realização pessoal quanto crescimento profissional.

Para empresas

empresa e o candidato - SEPAC

É cada vez mais importante que as corporações estejam preparadas para integrar as novas gerações, especialmente nos processos de contratação. Compreender as tendências e os perfis de profissionais no mercado é fundamental para incorporar ao time pessoas que irão agregar flexibilidade, identificação e diversidade à equipe. Do contrário, corre-se o risco de contratar profissionais com propósitos incompatíveis com a empresa, o que pode desencadear uma alta rotatividade de colaboradores e instabilidade na corporação.

Para colaboradores

No que diz respeito aos profissionais do mercado, uma pesquisa prévia sobre a corporação de interesse é sempre válida, para saber quais missões e valores condizem com sua identidade. O autoconhecimento é a chave para identificar as empresas em que você se encaixaria melhor. Na busca por explorar caminhos profissionais, é oportuno também dialogar com outras pessoas inseridas no mercado, para se inteirar sobre as possibilidades.

Nesse contexto, a ideia de carreira se comunica com as competências e habilidades do profissional, mas também com seus valores e aspirações pessoais. Quando há um matchcultural entreas partes, o aprendizado de novas aptidões torna-se um processo instigante e renovador.  

Leia também: Decisões estratégicas

Fonte: Forbes

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário