31 março 2021

Livros sobre empreendedorismo para ler em 2021

Livros sobre empreendedorismo para ler em 2021

O período de isolamento social estimulou, entre outras coisas, o hábito da leitura. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou um aumento de mais de 50% na venda de livros dos mais variados temas após o início da pandemia. Diversas obras sobre empreendedorismo servem como valiosas fontes para adquirir novos conhecimentos, perspectivas e aprendizados. Recomendados por CEOs de startups, presidentes e executivos de empresas, alguns livros podem ser grandes inspirações para empreendedores conduzirem os negócios. Confira abaixo.  

A importância do discurso

No livro “Churchill e a ciência por trás dos discursos”, o autor Ricardo Sondermann – que já atuou como executivo, sócio-diretor e vice-presidente – ressalta a importância da comunicação dentro das empresas. Em especial, aborda o modo como os discursos são estruturados e a importância que esse fator exerce no diálogo com a equipe e na motivação dos profissionais. O livro mostra-se extremamente relevante no atual contexto em que a comunicação com o time faz toda a diferença para o bom funcionamento dos negócios.

Universo do empreendedorismo

Outra grande indicação, esta de autoria de Christopher Voss e Tahl Raz, é o livro “Negocie como se sua vida dependesse disso”. Os empreendedores ensinam nessa leitura cinco passos importantes para obter sucesso na prática de negociar. Por meio de uma linguagem simples e fluida, o livro também auxilia a se sair bem nos relacionamentos pessoais.

Para uma cultura empresarial positiva

Homem sentado lendo em um tablet - SEPAC

Escrito por Reed Hastings, fundador do maior serviço de streaming do mundo, “A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção” é um forte incentivo para a construção de uma cultura empresarial forte, transparente e promissora. O livro transmite aprendizados sobre como cultivar na equipe atitudes que beneficiam a empresa como um todo, visando uma relação de confiança com os profissionais, o exercício da honestidade com a equipe, a autonomia de fazer o melhor pela empresa e o hábito de fornecer feedbacks ao time. Aos empreendedores, a leitura demonstra como tais práticas positivas proporcionam ambientes corporativos mais livres e leves, com alto potencial para gerar crescimento.

Referências de sucesso

Dos autores Alan Eagle, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, o livro “O coach de um trilhão de dólares: o manual de liderança do Vale do Silício” é uma recomendação de destaque no universo do empreendedorismo. A obra se concentra na história de Bill Campbell, um ex-técnico de futebol americano que se tornou amigo e administrador de grandes nomes do Vale do Silício, como o próprio Steve Jobs.

Dois dos autores do livro carregam em suas bagagens papéis de liderança no Google: Eric Schmidt é ex-CEO e Jonathan Rosenberg, ex-vice-presidente. A leitura proporciona grandes aprendizados sobre a importância das relações humanas para a construção de negócios, por meio de exemplos práticos, erros e acertos das startups de sucesso do Vale do Silício.

google Vale do Silício - SEPAC

O caminho para a vitória

Do autor Jim Collins, o livro “Empresas feitas para vencer” oferece aos empreendedores uma leitura motivadora, acompanhando a trajetória de grandes empresas rumo ao sucesso. A obra demonstra como é possível traçar uma caminhada duradoura e promissora no mundo dos negócios, independentemente de obstáculos, épocas e cenário econômico.

Leia também: Como utilizar o social selling para gerar novos negócios

Fonte: ICBEU Idiomas e Administradores  

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário