05 dezembro 2019

Liderança transacional e transformacional

Liderança transacional e transformacional

Para o bom andamento de uma empresa é fundamental que gestores conduzam a equipe de modo eficaz, e o estilo de liderança é relevante neste processo. Atualmente, o mercado exige que os líderes estejam dispostos a acompanhar as transformações para alcançar um bom resultado.

Os setores passam hoje por uma mudança organizacional, em que a flexibilização da hierarquia é uma tendência nas empresas, bem como a inclusão dos colaboradores no planejamento. Veja a seguir algumas características dos modelos de liderança existentes.

Liderança

Define-se um líder como a pessoa que influencia, motiva e capacita sua equipe para que ela contribua com os resultados de uma organização. Existem dois estilos de liderança principais, que estão diretamente relacionados ao funcionamento da empresa:

Liderança transacional

A liderança transacional tem o foco na organização e supervisão do grupo. Nela, o cumprimento das demandas é feito de maneira incisiva e a hierarquia é enfatizada. Para esse gestor, o cuidado com as motivações e sugestões da equipe recebe menos atenção. Por esse motivo, a liderança transacional é indicada em situações de resolução de crises e urgências.

Liderança transformacional

Esse modelo de liderança se destaca por uma gestão horizontal, que busca a transformação da empresa considerando, além dos resultados, a contribuição do grupo. O gestor trabalha junto com a equipe, participando ativamente do processo.  

O líder transformacional conhece as motivações e o perfil dos colaboradores, e leva esses aspectos em consideração para o desenvolvimento de estratégias. Assim, tende a obter melhores resultados, incentivando o engajamento para alcançar objetivos satisfatórios.

Leia também: Os cinco pilares da boa liderança

Fonte: IBC Coaching

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário