Kanban: gestão visual para controle de produção
Desenvolvido durante a década de 60 por uma das maiores montadoras de veículos do mundo, o kanban tem origem japonesa, e pode ser traduzido literalmente como “cartão”.
O método tem esse nome porque atribui um to do list em um esquema de colunas e cartões coloridos, buscando facilitar a visualização do que deve ser feito para todos os membros da equipe.
Como funciona o kanban para a produção
O sistema é dividido em três elementos básicos: cartões, colunas e quadro. Entenda como funcionam abaixo.
Cartão
Os cartões representam as tarefas ou ações a serem feitas, sendo divididos por cores de acordo com o nível de prioridade, o tipo da tarefa ou a quem foi atribuída. Durante a construção de um web site, por exemplo, um cartão inicial seria “Elaborar o contexto junto ao cliente”.
Colunas
As colunas organizam o status das atividades e geralmente são divididas em “A fazer”, “Em execução” e “Feito”. O cartão será movido por entre elas com o andamento das tarefas, garantido que prazos sejam cumpridos ou evidenciando pendências.
Quadro
O quadro é o que representa o kanban como um todo, ou seja, a organização das colunas e cartões simultaneamente.
Além do método para produção, existe também o método de movimentação usado pela indústria, que auxilia no controle de entradas e saídas do estoque, nivelando o volume, produção e alerta referentes a um produto.
Vantagens da implementação do kanban
Profissionais trabalhando com mais autonomia
Como o sistema é visual – basta olhar para o quadro para conferir o status do projeto –, proporciona aos membros da equipe mais autonomia para gerenciar tarefas e classificá-las ao longo das colunas.
Priorização de tarefas
Tarefas que devem ser priorizadas podem ser incluídas com cores de cartões diferentes, para facilitar o entendimento sobre o que é urgente no decorrer de cada projeto.
Aumento de produtividade
Quando a equipe trabalha em sincronia e entende de forma objetiva quais são as tarefas a realizar, tende automaticamente a aumentar a produtividade.
Redução dos custos
Organizar as atividades e atribuir prioridades auxilia gestores a delegar mais ou menos colaboradores para uma tarefa de grande retorno financeiro, a fim de obter o melhor resultado nos projetos de maior relevância.
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Fonte: Artia
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