20 agosto 2019

Kanban: gestão visual para controle de produção

Kanban: gestão visual para controle de produção

Desenvolvido durante a década de 60 por uma das maiores montadoras de veículos do mundo, o kanban tem origem japonesa, e pode ser traduzido literalmente como “cartão”.

O método tem esse nome porque atribui um to do list em um esquema de colunas e cartões coloridos, buscando facilitar a visualização do que deve ser feito para todos os membros da equipe.

Como funciona o kanban para a produção

O sistema é dividido em três elementos básicos: cartões, colunas e quadro. Entenda como funcionam abaixo.

Cartão

Os cartões representam as tarefas ou ações a serem feitas, sendo divididos por cores de acordo com o nível de prioridade, o tipo da tarefa ou a quem foi atribuída. Durante a construção de um web site, por exemplo, um cartão inicial seria “Elaborar o contexto junto ao cliente”.

Colunas

As colunas organizam o status das atividades e geralmente são divididas em “A fazer”, “Em execução” e “Feito”. O cartão será movido por entre elas com o andamento das tarefas, garantido que prazos sejam cumpridos ou evidenciando pendências.

Quadro

O quadro é o que representa o kanban como um todo, ou seja, a organização das colunas e cartões simultaneamente.

Além do método para produção, existe também o método de movimentação usado pela indústria, que auxilia no controle de entradas e saídas do estoque, nivelando o volume, produção e alerta referentes a um produto.

Vantagens da implementação do kanban

Vantagens de implementação do Kanban - SEPAC

Profissionais trabalhando com mais autonomia

Como o sistema é visual – basta olhar para o quadro para conferir o status do projeto –, proporciona aos membros da equipe mais autonomia para gerenciar tarefas e classificá-las ao longo das colunas.

Priorização de tarefas

Tarefas que devem ser priorizadas podem ser incluídas com cores de cartões diferentes, para facilitar o entendimento sobre o que é urgente no decorrer de cada projeto.

Aumento de produtividade

Quando a equipe trabalha em sincronia e entende de forma objetiva quais são as tarefas a realizar, tende automaticamente a aumentar a produtividade.

Redução dos custos

Organizar as atividades e atribuir prioridades auxilia gestores a delegar mais ou menos colaboradores para uma tarefa de grande retorno financeiro, a fim de obter o melhor resultado nos projetos de maior relevância.

Leia também: Matriz de priorização GUT para otimizar projetos e processos

Fonte: Artia

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário