Kaizen: sabedoria que melhora a produtividade
O conceito de Kaizen, que em japonês significa “mudança para melhor”, teve origem no meio industrial pós-Segunda Guerra. Aplicável aos âmbitos da vida pessoal, social, familiar e profissional, o método entende que todo ser humano tem a capacidade de melhorar gradativamente, dia após dia.
Seus principais pilares são estabilidade financeira e emocional dos colaboradores, ambiente de trabalho funcional e um clima organizacional agradável.
Para aplicar o método, alguns princípios devem ser seguidos:
- Valorizar o espírito de equipe, priorizando pessoas;
- Todos os colaboradores devem estar envolvidos no conceito, desde a base até os diretores;
- O foco do Kaizen é usar estratégias para o aumento de produtividade sem investimentos significativos;
- Evitar qualquer tipo de desperdício.

Um dos principais responsáveis pela criação do conceito é o professor Masaaki Imai, autor do livro “Kaizen – The Secret to Japan’s Competitive Success”.
Onde iniciar
Encontre os locais onde há necessidade de melhorias na qualidade, nas relações dos colaboradores ou na disponibilidade de maquinário. Segundo Masaaki, é nessas áreas que o Kaizen deverá ser desenvolvido.
Seleção de equipes
Escolha profissionais de diversas frentes de atuação, para gerar mais interação entre todos.
Cronograma de ações e metas
Defina funções e estabeleça prazos a fim de garantir que as metas serão alcançadas envolvendo toda a equipe.
Proponha melhorias
Esteja atento às áreas que precisam de ajustes sem grandes custos. O repasse de informações com transparência ficará a cargo dos executivos, evidenciando as melhorias nos resultados com planilhas e apresentações.
Feedback
O feedback é essencial para que cada membro entenda seu papel, apresentando os resultados obtidos e o que precisa ser aprimorado. Essa é uma das principais características do Kaizen, filosofia movida pelo aprendizado e pela experiência.
Leia também: 3 maneiras de usar o princípio 80/20 para aprimorar seu trabalho
Deixar um comentário