26 Fevereiro 2020

Inteligência Competitiva: conceitos e benefícios

Inteligência Competitiva: conceitos e benefícios

A inteligência competitiva é um requisito importante para destacar-se no mercado de trabalho e ocupar uma posição de autoridade entre os concorrentes. Estar atento às novidades e às demandas dos clientes de diversos nichos é adaptar-se a diferentes estratégias, conseguindo suprir as expectativas e as necessidades que tanto almejam.

Assim, é possível desempenhar uma excelente performance no que está sendo realizado. Mas, para isso, diversos fatores precisam ser estudados. Confira a definição do que é inteligência competitiva e quais são os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.

O que é inteligência competitiva?

É um método de análise e captação de dados sobre os concorrentes, com o objetivo principal de estar à frente das tendências para ampliar as condições de competitividade. Mas este não é um processo limitado às grandes corporações. Micros, pequenas e médias empresas também observam o que está sendo realizado pela concorrência.

Para o que ela serve?


Para ampliar o universo de possibilidades. Os modelos de negócios e de clientes agem de maneira efetiva na elaboração dos objetivos em diferentes aspectos como logística, finanças, tecnologia da informação, recursos humanos, vendas, marketing, entre outros. Com a inteligência competitiva você conseguirá mais rentabilidade e ganhos operacionais.

Como a inteligência competitiva pode ser aplicada?

A inteligência competitiva pode ser utilizada com o auxílio de várias ferramentas existentes no mercado, cada uma com um propósito diferente, como:

A longo prazo será possível acompanhar a evolução dos resultados e dos indicadores mais relevantes, tornando todos os processos mais efetivos.

Confira os benefícios da inteligência competitiva

Autoridade no mercado – Este é o objetivo máximo do método inteligência competitiva. Ao analisar constantemente o que os players do mercado estão executando, você conseguirá trabalhar em tempo real, e consequentemente, conquistar maior espaço.

Inovar – Atualmente, com tantas informações, é bem provável que inovar gere insights e transforme-se em decisões assertivas acerca da movimentação do mercado. Por meio da inteligência competitiva é possível criar produtos e serviços independentemente do que já existe, sendo um fator determinante para o seu negócio.

Produtividade – Com uma análise de mercado precisa e correta, a inteligência competitiva acaba estimulando a criação e a adaptação de outros processos e soluções de magnitude para equipes e clientes. Sendo assim, ocorre um aumento significativo no fluxo de produtividade em cada departamento da empresa.

Comunicação assertiva – Mediante o conhecimento obtido, haverá um grande impacto dentro dos setores da empresa, gerando um contato direto entre cada uma de suas subdivisões. Com esta troca de informações, cada departamento saberá quais são as melhores táticas para alcançar seus objetivos.

Leia também: A importância da organização dos processos na empresa

Fonte: Fiveacts e Setting

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário