09 junho 2021

Home office: dicas funcionais para montar o escritório ideal

Home office: dicas funcionais para montar o escritório ideal

A consolidação do modelo home office demandou uma série de adaptações por parte dos profissionais. Para adequar-se à nova rotina de trabalho, há alguns pontos importantes a serem levados em conta visando montar o escritório ideal e manter o rendimento em casa. Confira abaixo.

Atenção à ergonomia

No trabalho remoto, atentar-se aos aspectos ergonômicos do ambiente é fundamental para evitar desconfortos e esforços desnecessários que podem ser prejudiciais em longo prazo.

Portanto, alguns cuidados a serem tomados são: manter a cadeira ajustada a uma altura na qual os pés fiquem firmemente apoiados no chão; posicionar o monitor do computador frontalmente, para ter um campo de visão central de toda a tela; e manter o antebraço paralelo ao chão quando digitar.

Tipos de iluminação para montar o escritório

mulher ao telefone em escritório home office

Para montar o escritório em casa, lembre-se que a luz natural é benéfica para o desempenho e a disposição no home office. O ideal, portanto, é que o ambiente de trabalho fique próximo a uma janela.

A escolha correta da iluminação artificial também torna o ambiente mais agradável e funcional. Luzes indiretas são ideais para iluminar o ambiente com suavidade, sem excessos ou desconfortos visuais. A iluminação direta, por sua vez, como por meio de abajures e luminárias, funciona melhor para fornecer focos de luz sobre a mesa de trabalho

Estímulos visuais

Além de tornar o espaço mais bonito, aplicar cores no escritório de casa provoca estímulos diversos, com base na psicologia das cores.

Assim, tons vibrantes de vermelho e laranja, por exemplo, estimulam a criatividade e a originalidade e podem ser aplicados em itens pontuais como luminárias ou objetos de decoração. Dessa forma, não sobrecarregam a estética do ambiente.

Tonalidades claras, por sua vez, são ideais para um visual mais limpo, harmônico e relaxante, que favorece a produtividade no trabalho. Já a aplicação de cores frias tende a deixar o ambiente mais sóbrio e sofisticado.

Zona de descanso

Realizar pausas ou intervalos durante a rotina de trabalho é fundamental para o equilíbrio mental e a saúde física. Para tornar o dia ainda mais produtivo, recomenda-se separar uma zona de descanso à parte do espaço de trabalho.

Uma iluminação mais suave, um assento confortável e almofadas já são suficientes para compor um ambiente para realizar pausas, alongar o corpo, espairecer e deixar o sangue circular. Assim é possível evitar problemas de coluna e sobrecarga mental.

homem desfrutando de ambiente ideal de trabalho

Plantas para montar o home office

Incluir plantas na decoração, além de tornar o ambiente mais vívido e aconchegante, proporciona diversos benefícios, como melhor qualidade do ar. O contato com elas favorece ainda a redução de estresse e ansiedade e contribui para a atividade respiratória. Espécies como samambaias e cactos são boas alternativas, que agregam charme à decoração do home office.

Disposição dos itens

Para evitar distrações comuns no trabalho remoto, o ideal é manter ao alcance todos os itens necessários. Portanto, deixe próximo papéis, canetas, grampeadores, fones de ouvido ou bebidas para se hidratar: quanto mais perto estiverem, menor será a necessidade de se levantar e menor o tempo perdido.

Com essas recomendações, é possível trabalhar em home office com mais concentração e produtividade.

Leia mais: Ferramentas digitais para reunir equipes em home office

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário