31 outubro 2018

Hobbies e atividades que desenvolvem o lado profissional

Hobbies e atividades que desenvolvem o lado profissional

Cultivar bons hábitos sempre foi fundamental para equilibrar o corpo e a mente. A novidade é que muitos empregadores estão usando os hobbies e interesses dos candidatos como indicador-chave de adequação à cultura e aos valores das empresas.

Sabe-se, hoje, que mesmo os executivos mais atarefados do mercado reservam tempo para atividades fora do trabalho. Certos hobbies podem, inclusive, influenciar de maneira decisiva as atividades profissionais.

Também por isso, muitos destes empregadores têm indicado que os hobbies e interesses do candidato são tão importantes quanto suas qualificações e experiência.

Veja alguns bons hábitos cultivados por grandes empresários que trarão muitos benefícios aos profissionais e, consequentemente, aos administradores e empregadores.

Esportes de resistência

A corrida, o ciclismo e a natação – ou o triátlon, para os mais aficionados por esporte, que reúne estas três modalidades – exigem tenacidade, perseverança e motivação. São três qualidades fundamentais para a vida profissional, como em vendas ou no desenvolvimento de negócios. Além de tudo, a prática de esporte gera uma mudança imediata no bem-estar da pessoa, influenciando positivamente o estado mental e psicológico e melhorando a produtividade.

Esportes radicais

Práticas como montanhismo, corridas de mountain bike e sky diving desenvolvem a vontade constante de superar limites, ensinam muito sobre planejamento e como correr riscos de forma bem calculada. Estas qualidades são fundamentais, principalmente para administradores em papéis de liderança e de tomada de decisões.

A carga de adrenalina funciona como um motor para o entusiasmo do profissional.

Esportes coletivos (Basquete – Futebol – Vôlei – Handebol)

Esportes coletivos

No basquete, por exemplo, para que uma cesta seja pontuada, o armador deve ligar o pivô e o ala na jogada. Esportes coletivos são muito eficazes para melhorar a capacidade de trabalhar em grupo em busca de um objetivo comum. Respeito à diferença e trabalho em equipe são os benefícios principais, desejáveis em todos os setores de uma empresa.

Esportes mentais

Esportes mentais

Desenvolver o raciocínio através de esportes mentais é fundamental para um pensamento estratégico. Xadrez, gamão ou mesmo o poker – um dos hobbies mais difundidos entre administradores – ensinam a lidar com riscos e pressão.

Força psicológica, raciocínio lógico e coragem são qualidades essenciais a um administrador de sucesso ou para posições de formulação de estratégias.

Interesses criativos

Interesses criativos

Atividades de caráter artístico, como cozinhar, pintar e fotografar, auxiliam a desenvolver a criatividade. Estes hobbies são muito recomendados para os administradores que trabalham em setores dinâmicos e indústrias, executando funções de marketing, relaçõespúblicas e design.

Leitura e escrita

Seja através da poesia, de contos, palavras-cruzadas ou de artigos em um blog pessoal, escrever estimula a criatividade, a capacidade de comunicação, o poder de síntese e de interpretação e, o melhor, a habilidade de construir ideias e desenvolver argumentos. Expor as ideias no papel de forma clara pode ser extremamente útil na rotina de um administrador.

No outro lado da balança está a leitura. A atividade ajuda a criar repertório, melhora a escrita e a interpretação de textos e transforma em hábito a busca por aprendizado.

Grupos comunitários 

Dedicar tempo livre a atividades comunitárias e sociais nos coloca em contato com outras realidades. Além disso, exercita o poder de empatia e a vontade de construir e trabalhar por algo maior.

Se colocar no lugar do outro é fundamental para aguçar percepções e expandir a visão empresarial, ótimo para quem quer assumir papéis gerenciais.

Fonte: Kellogg School of ManagementPortal Administradores

 

Leia também: 7 livros para se tornar um bom líder

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário