29 abril 2020

Governança corporativa: um conjunto de processos que pode beneficiar a sua empresa

Governança corporativa: um conjunto de processos que pode beneficiar a sua empresa

Mais transparência nos processos, na autonomia e na otimização das atividades são alguns dos princípios que formam a governança corporativa, conceito que tem sido adotado pelas organizações. Com essa prática, é possível tomar decisões estratégicas que tenham como propósito a rentabilidade, a sustentabilidade e a redução de riscos na tomada de decisões. Para você compreender melhor o tema, no post de hoje abordaremos a definição da governança corporativa, os pilares que norteiam esse conceito e os benefícios desse sistema.

Governança Corporativa 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) “A Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e as demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”. 

Esse é um sistema administrativo que envolve o relacionamento que a empresa tem com o mercado, fornecedores, sociedade e o meio ambiente. Ele serve para apontar as condutas necessárias à gestão, considerando os valores da empresa, hábitos, princípios e regras. Por essa razão, também engloba o monitoramento e a fiscalização da companhia, que deve ser feita pelo Conselho de Administração, cotistas, acionistas, diretoria, auditoria e Conselho Fiscal, que têm como propósito a eficiência operacional e a maximização de resultados.

Princípios da Governança Corporativa 

Transparência 

Considerado um quesito imprescindível para o bom andamento de uma empresa, a transparência é uma  prática que consiste em disponibilizar as informações do interesse de todas as partes envolvidas e não apenas as que são obrigatórias por regulamentos e leis. Quando essa prática é adotada, além da empresa construir boas relações, ela colabora para uma boa reputação e mais confiabilidade para o negócio, refletindo no respeito que a empresa tem com a coletividade.

Equidade

Garantir que não haja nenhuma situação de diferenciação entre os parceiros do negócio é a principal razão desse princípio. Nela, aplica-se um tratamento justo com todos, independentemente do nível hierárquico, do grau de envolvimento, da influência sobre a companhia e da participação no capital, ou seja, todos os agentes da empresa deverão ser tratados da mesma forma e com senso de justiça.

Prestação de Contas

A finalidade desta ação está interligada à transparência, visto que ela tem como objetivo apresentar movimentações de recursos de modo acessível, clara e concisa aos acionistas e a todos os envolvidos no projeto. Nessa ocasião, a gestão assume a responsabilidade no que envolve acertos e falhas. Por isso ela é essencial para estreitar laços de confiança e manter o compliance fiscal e jurídico.

Governança corporativa - SEPAC

Responsabilidade Corporativa

Quando uma empresa almeja um negócio duradouro, a responsabilidade corporativa tem que caminhar lado a lado a esse princípio. É aqui que entra o envolvimento com a sustentabilidade, que visa a preocupação com a redução da exploração dos recursos naturais. Além de adotar medidas equilibradas com a sociedade e o meio ambiente, a empresa atenderá às expectativas dos consumidores que valorizam as companhias que são ambientalmente responsáveis.

Benefícios da Governança Corporativa 

  • Comunicação clara e transparente na gestão da empresa;
  • Interesses bem definidos entre stakeholders e a companhia;
  • Melhora da imagem e da valorização da empresa;
  • Resolução ágil de possíveis conflitos;
  • Descentralização da tomada de decisões;
  • Conversão de valores, missões e princípios em ações assertivas;
  • Priorização dos interesses corporativos;
  • Definição de objetivos estratégicos;
  • Preservação do valor econômico e promoção da gestão organizacional.

A governança corporativa contribui para o bom desempenho econômico e sustentável de uma empresa. Por essa razão, é fundamental ter profissionais qualificados um sistema de governança corporativa de qualidade, evitando que ocorram possíveis conflitos.

Leia também: Inteligência competitiva 

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário