20 dezembro 2019

Gestão de pessoas: tendências globais para favorecer sua equipe

Gestão de pessoas: tendências globais para favorecer sua equipe

As mudanças organizacionais no mercado atual estão remodelando a força de trabalho. Buscando o engajamento dos profissionais, muitas empresas perceberam a necessidade de mudar o sistema hierárquico tradicional. Para compreender essas diferenças, as consultorias especializadas em gestão de pessoas analisaram o cenário.

Em sua pesquisa anual, a Delloite observa as tendências de líderes de negócios mundiais, e concluiu que o âmbito digital foi o motivo para a desestruturação organizacional, desenvolvendo o conceito de “rede de equipes”. Neste modelo de trabalho, mostra-se necessária a mudança nas funções – buscando enfatizar as habilidades –, na mobilidade interna e na maneira de recompensar os colaboradores.

A liderança neste contexto tem um formato diferente do habitual, funcionando de modo estratégico, em que é importante repensar a estrutura hierárquica e a ascensão de carreiras.

A pesquisa da Deloitte destacou como tendência em gestão de equipes para 2019:

Significação da equipe

Team work and team building is a success. Busy start up partners working  in casual clothes, so focused, discussing the ideas for new strategy of development at nice comfortable light office


Oferecer um senso de propósito para os colaboradores além da função exercida e do objetivo do lucro, com foco em ações benéficas para a sociedade, tem resultados positivos na estrutura da empresa e confere significação para o grupo.

Ética e utilização de dados

Atualmente é importante estruturar uma equipe que tenha treinamento adequado para o setor tecnológico,voltado à ética de utilização de dados. Além disso, manter as informações internas organizadas facilita a solução de questões na empresa.

Crescimento na empresa

Uma missão organizacional bem estruturada resulta em motivação para o colaborador, além de crescimento pessoal. Incentivar a projeção de empregos é a chave para o engajamento nas empresas.

Desenvolvimento colaborativo

Aperfeiçoar o condicionamento das equipes gera produtividade com foco nos relacionamentos de trabalho. A liderança deve oferecer um envolvimento voltado a soluções desenvolvidas em grupo.

Transparência nas metas e projetos

Uma comunicação aberta e transparente sobre o cotidiano da empresa tende a gerar uma mentalidade de crescimento. Manter os colaboradores informados em relação aos desafios enfrentados e permitir a participação da equipe provavelmente resulte em soluções.

Adaptar-se para evoluir

Além de focar na reestruturação das organizações de trabalho, um relatório da consultoria empresarial McKinsey apontou que o capital humano tem muito o que desenvolver em termos de adequação ao sistema atual. A pesquisa faz uma analogia com a sobrevivência biológica, na qual permanece quem se adapta às diferentes situações, e não necessariamente quem é mais forte.

Assim são as relações corporativas atuais, em que a ascensão profissional está cada vez mais ligada à capacidade de se adaptar a novas estruturas e tecnologias.

Leia também: Transformação digital: aumento de lucros e a produtividade a longo prazo

Fonte: Medium

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário