16 abril 2019

Entenda estes 3 elementos e conquiste a confiança da equipe

Entenda estes 3 elementos e conquiste a confiança da equipe

A confiança é fundamental para as relações de trabalho e para gerar bons resultados em conjunto. Porém, conquistar os pares e colegas de empresa, neste sentido, é uma tarefa delicada que precisa ser feita aos poucos.

Uma pesquisa realizada pela consultora em liderança Zenger/ Folkman, com 87.000 líderes, identificou três elementos principais que, geralmente, são a base das relações de confiança.

Das respostas, os estudiosos fizeram ligações entre o índice de confiança e os outros itens da avaliação. Depois de selecionar as 15 correlações mais altas, realizaram, então, uma análise fatorial que revelou esses três elementos:

Bons relacionamentos

Conforme mostrou a pesquisa, uma parte da confiança é baseada na capacidade da pessoa em criar bons relacionamentos com colegas e áreas. Isso significa conhecer problemas e preocupações dos outros, equilibrá-los com os resultados almejados, gerar um clima de cooperação, resolver conflitos, mediar debates e dar feedbacks sinceros e construtivos.

Bom julgamento e perícia

Para conseguir a confiança dos pares é preciso, também, estar bem informado, entender aspectos técnicos e possuir experiência consistente. A partir disso, a confiança se criará nos demais quando a pessoa usar o bom senso para tomar decisões, quando outros colegas buscarem pela sua opinião e confiarem nas ideias propostas e quando houver capacidade de antecipar problemas e sugerir soluções com agilidade.

Consistência

Este último aspecto é o balanço entre o que a pessoa diz e o que faz. Para ganhar confiança é preciso dar o exemplo e passar a ser modelo de profissional para os demais. Além disso, ganha confiança quem compartilha e debate ideias, honra compromissos e promessas e está disposto a ir além do básico, buscando melhorar sempre e fazendo mais do que precisa ser feito.

Fonte: Harvard Business Review

Leia também: Para aumentar a produtividade, aprenda a gerenciar sua energia

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário