12 novembro 2019

Ensaio mental: você conhece essa técnica?

Ensaio mental: você conhece essa técnica?

Durante a rotina de trabalho ou mesmo na vida pessoal, todos passam por situações desafiadoras, que exigem muitas vezes preparo teórico e psicológico. O ensaio mental é uma técnica desenvolvida na década de 70 através de estudos realizados pelo professor de linguística John Grinder, que pode ser usada para auxiliar profissionais a lidarem da melhor forma com os desafios, e consiste em se imaginar enfrentando a situação para criar comportamentos que de fato venham a ser replicados.

Joe Dispenza é palestrante internacional e autor do livro “Como criar um novo eu”, e afirma que a neurociência comprova que o cérebro não faz distinção entre o real e o imaginário, ou seja, é possível moldar comportamentos, atitudes e crenças simplesmente “pensando diferente”. Ele ainda cita um experimento que foi feito com pessoas que apenas se imaginavam fazendo exercícios de piano duas horas por dia, cinco vezes por semana. As análises mostraram que elas demonstraram praticamente as mesmas mudanças no cérebro do que pessoas que realmente fizeram os exercícios.

Aplicar a técnica do ensaio mental faz com que o profissional se sinta mais preparado para situações como uma reunião corporativa, uma entrevista de emprego ou ainda uma fala em público. Para realizá-lo, é preciso praticar o convencimento de que você está pronto para qualquer desafio que possa surgir.

Benefícios do ensaio mental

Ensaio Mental - SEPAC

Estabilidade emocional: você já gaguejou ao falar em público ou durante uma apresentação? Ou quem sabe disse algo sem pensar durante uma entrevista de emprego? Isso tudo acontece por causa do desconforto emocional causado por essas situações. Através do ensaio mental você pode inverter esse quadro com mais tranquilidade por estar preparado.

Melhor performance: o ensaio mental permite que você planeje reações e melhore constantemente, uma vez que nele é adotado um comportamento ideal para enfrentar aquele desafio.

Você no controle: em vez de esperar as coisas acontecerem ou aceitar o que aparece no caminho, a técnica permite que você estabeleça seus passos a cada estágio ou desafio.

Como aplicá-lo na prática

Considere uma situação hipotética. Suponha que você é dono de um comércio que já teve um sucesso inicial, e agora deseja aumentar seu retorno ocupando uma posição maior no mercado. Usando a técnica do ensaio mental, considere os seguintes passos:

  • Vá a um local tranquilo
  • Imagine vividamente a oportunidade de expandir seu negócio. Isso vai gerar um receio, que é natural
  • Feito isso, procure desacelerar o ritmo da respiração ou apenas espere até sentir-se mais calmo
  • Pense sobre seu compromisso de ser íntegro e sempre fazer a coisa certa
  • Conforme for crescendo o sentimento de empoderamento, passe a se imaginar com seu comércio no tamanho que deseja, pensando na satisfação e realização que alcançar seu objetivo irá trazer
  • Em um estado de conforto mental, você irá notar o pleno domínio de suas emoções

Lembre-se: mais do que apenas visualizar as situações, é preciso enfrentar o estado emocional que elas causam e buscar autoconfiança, para então ensaiar a performance desafiadora.

Leia também: Aumente a produtividade da sua equipe com a Matriz de Eisenhower

Fonte: Sbcoaching

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário