25 agosto 2021

Empoderamento do consumidor: como atender às demandas

Empoderamento do consumidor: como atender às demandas

As transformações do mercado e dos hábitos de consumo impulsionam, constantemente, novos perfis de clientes. Mais ágeis e independentes, eles intensificam a cultura de empoderamento do consumidor, à qual as empresas devem estar atentas. Confira abaixo!

O empoderamento do consumidor

Um novo perfil de consumidor mais conectado, racional, engajado e flexível é reflexo, entre outras coisas, dos avanços tecnológicos e no cenário econômico.

O consumidor empoderado preza por tomar suas próprias decisões diante das informações com as quais se depara. A tendência é que ele mesmo avalie o produto ou serviço em questão para, então, fazer sua escolha.

Portanto, para lidar com o empoderamento do consumidor, o ideal é que a abordagem inicial seja sutil e que oferte, com acessibilidade, o que o potencial cliente deseja. Disponibilizar ferramentas e canais que conduzam o usuário à decisão de compra é uma forma de emponderá-lo.

Adaptar ações e estratégias

Partindo da compreensão desse perfil de consumidor, é importante, como primeiro passo, que as ações e estratégias de venda sejam adaptadas a ele.

Isso inclui formas de divulgação, serviços, produtos e canais de atendimento. Tais ajustes visam garantir que o consumidor encontre a solução para a demanda dele de forma simples e acessível.

Quanto mais prática e eficiente for a disponibilidade de informações e itens ofertados — com valores atrativos e bom custo-benefício —, maior será o incentivo sobre a decisão de compra do consumidor.

Presença virtual

O empoderamento do consumidor

Na atual era digital, as ferramentas virtuais são fundamentais para criar conexão com o público. O novo perfil de consumidor navega por blogs, sites, portais e mídias sociais em busca das informações de que necessita para tomar sua decisão, verificando as avaliações do produto ou serviço em questão.

Desta forma, a presença virtual das empresas é de enorme importância no empoderamento do consumidor e na decisão de compra. Tal fator deve ser explorado através de um leque diversificado de canais de atendimento online.

Por meio de plataformas virtuais e ferramentas como chatbots, por exemplo, as empresas podem estreitar o relacionamento com os clientes, sanar dúvidas e eventuais problemas e garantir a satisfação do consumidor.

Interações para o empoderamento do consumidor

Consumidor ágil e independente utilizando smartphone

Os esforços para melhorar a presença digital, citada acima, passam necessariamente por outro importante fator no empoderamento do consumidor: as interações.

Compartilhar experiências com os internautas, responder a feedbacks e estabelecer contato frequente com os clientes são hábitos essenciais para fazer o consumidor sentir-se parte da cultura da sua marca.

Com interações positivas, ações direcionadas e investimento em canais de atendimento, é possível estimular o empoderamento do consumidor para que ele se sinta seguro em sua decisão de compra e torne-se um cliente da empresa. 

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Fonte: Transformação digital, Sebrae e Administradores  

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