24 julho 2018

Eficiência e eficácia: qual a diferença?

Eficiência e eficácia: qual a diferença?

É bastante comum as pessoas confundirem o sentido das palavras eficiência e eficácia. Por isso, fizemos essa matéria para explicar melhor. Confira!

O escritor Peter Drucker define os termos da seguinte maneira:

“A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional […]. Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial.”

 

As definições são muito parecidas e, por isso, podem ser confundidas. Afinal, usamos as mesmas palavras em ambas, mas em ordem diferente. Para ficar mais claro, confira o exemplo a seguir:

 

Imagine que há um vazamento no escritório. O funcionário “A” imediatamente corre atrás de pano, balde e um rodo para retirar toda a água. Ele foi eficiente, pois fez da maneira certa o que achou que deveria ser feito. Entretanto, pouco tempo depois o ambiente está alagado de novo, e o funcionário volta a executar a mesma tarefa de antes.

Por outro lado, o funcionário “B” observou todo o ambiente para encontrar a origem do vazamento e concluiu que se tratava apenas de uma torneira aberta no banheiro do escritório, e para resolver o problema ele apenas a fechou. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo para solucionar o caso.

 

Assim ficou mais claro, certo?

 

Veja também: Como trabalhar em equipe

Fonte: Administradores

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário