17 julho 2018

Dicas para escolher a profissão certa

Dicas para escolher a profissão certa

Você vai fazer o vestibular e ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir? Nós preparamos esta matéria com algumas dicas para você fazer a melhor escolha.

Área de interesse

O autoconhecimento é muito importante para escolher a profissão certa. Por isso, antes de tudo, procure fazer listas com os seus principais interesses, talentos e pontos que precisam ser melhorados.

Além disso, anote as atividades que você gosta de fazer no tempo livre, os assuntos pelos quais tem mais curiosidade e suas principais qualidades. É fundamental listar também as tarefas que você tem menos facilidade para executar, e o que pode ser aprimorado.

 

Informação e orientação

Nesse momento de decisão, é imprescindível a busca por informações. Você pode começar pesquisando sobre o mercado de trabalho, as áreas de atuação e a grade curricular do curso.

Também é conveniente fazer um teste vocacional para saber se você tem afinidade com a profissão desejada. Se possível, procure orientação com psicólogos e especialistas vocacionais, e principalmente, leia muito sobre a área que quer estudar.

Uma dica é conversar com profissionais formados na área para entender bem como é a rotina deles.

 

Sem influências

É comum encontrar jovens que abandonaram o curso por não se identificar com a profissão. E muitos desses casos acontecem como consequência da escolha do curso por influências.

Ao pensar sobre sua futura profissão, mesmo que você ouça amigos e familiares, lembre-se que essa decisão só depende de você.

 

Veja também: Dicas para a primeira entrevista de emprego

 

Fonte: Guia da Carreira

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário