02 julho 2019

Dicas para desenvolver projetos em menos tempo

Dicas para desenvolver projetos em menos tempo

O psicólogo Ron Friedman, especialista em mudança de comportamento com foco em motivação humana, afirma que as três primeiras horas do dia são as mais produtivas e, consequentemente, mais valiosas para desenvolver projetos em menos tempo.

Dentro deste período o cérebro permanece mais focado e capaz de criar raciocínios e tarefas como planejamentos.

Isso acontece porque o córtex pré-frontal é mais ativo imediatamente após o sono. A mente vagueia durante o período de descanso e faz conexões contextuais e temporais. Neste sentido, a primeira dica é referente a essas horas iniciais.

Evite distrações e proteja suas manhãs

Para aproveitar a manhã da melhor maneira possível, é importante manter o foco nas atividades que precisam da sua atenção. Não permita que distrações afetem essas três horas de produtividade, e isso inclui mídias sociais e e-mails. Crie alertas para que saibam que você está disponível apenas em casos de emergência e informe o período em que estará com mais tempo para resolver questões do cotidiano.

Alimentação

Dicas para desenvolver projetos em menos tempo  - SEPAC

Donald Layman é professor emérito de nutrição da Universidade de Illinois, e recomenda o consumo de ao menos 30 gramas de proteína no café da manhã. Isso porque alimentos ricos em proteínas são digeridos mais lentamente e mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando que você sinta fome durante a manhã, inibindo as chances de distrações nesse aspecto.

Mente conectada ao corpo

O que é feito no período de lazer influencia diretamente na produtividade diária. Um estudo realizado pela Neurology descobriu que exercícios regulares podem retardar o envelhecimento cerebral em aproximadamente 10 anos, ou seja, pessoas ativas são também mais produtivas no trabalho.

Separando os cenários

Estudos realizados pela American Psychological Association afirmam que para desempenhar tarefas com qualidade e energia é preciso ter tempo para se recuperar mentalmente da rotina de trabalho. Uma estratégia altamente recomendada é distanciar-se por inteiro de assuntos, atividades e pensamentos pertinentes ao âmbito profissional nos dias de folga. Com isso é possível melhorar a saúde mental, diminuir a fadiga e a procrastinação, sentir-se mais engajado no trabalho e manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Músicas no modo repeat

A psicóloga Elizabeth Hellmuth Margulis afirma em seu livro “On Repeat: Como a música toca a mente”, que ouvir músicas repetidamente auxilia no foco para desempenhar tarefas. Isso acontece porque desta maneira o cérebro tende a “dissolver” a música, impedindo a mente de divagar no período de trabalho.

Leia também: Como tirar o máximo de proveito do seu trabalho com pequenos passos

Fonte: Medium / American Psychological Association

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário