03 julho 2019

Dicas de como criar uma reunião retrospectiva cativante

Dicas de como criar uma reunião retrospectiva cativante

Reuniões retrospectivas têm como objetivo avaliar o que foi bom e o que deve ser melhorado na empresa, traçando planos de ação em busca do desenvolvimento contínuo. Assim, são grandes aliadas para a construção de um ambiente mais harmonioso de trabalho.

Através das reuniões retrospectivas, é possível alinhar metas e visões da empresa, manter colaboradores informados e criar uma equipe com alto desempenho. Para fazer uma retrospectiva cativante, alguns passos podem ser seguidos, acompanhe abaixo.

Quebre o gelo

Para uma reunião com mais fluidez, que proporcione uma conversa interativa, um bom gatilho é iniciar com um quebra-gelo que estimule todos a participarem ao menos uma vez durante a conversa. Dessa forma, muitos se sentirão mais à vontade para expressar opiniões, criando um ambiente colaborativo. O engenheiro de software Allen Helton – líder em uma empresa com foco em arquitetura e design nativos da nuvem – afirma que utiliza quebra-gelos simples, como:

  • O que você irá fazer neste fim de semana? / O que você fez no último fim de semana?

Perguntas como essas estreitam a relação entre líder e colaborador, gerando maior confiabilidade na equipe.

Determine o foco

Para obter os melhores resultados é preciso ter foco. Determine quais são os objetivos principais da retrospectiva e faça com que os assuntos estejam sempre dentro do tema. Traçar metas fará com que os participantes pensem sobre detalhes do que está sendo discutido, trazendo opiniões e as respostas que você procura.

Construa estigmas

Seus profissionais devem ter uma boa impressão com relação às retrospectivas. Faça com que eles anseiem pelas próximas reuniões, apresentando os resultados obtidos com o auxílio de cada colaborador e como isso tem engrandecido o negócio como um todo. Variar os temas a cada reunião ajuda a manter a sua equipe engajada. Proponha algo novo, abandone o que não deu certo e retome aspectos que funcionaram.

Análise

Dicas de como criar uma reunião retrospectiva cativante - sepac

Em um quadro, faça a seguinte divisão:

A equipe deve preencher cada um dos campos de acordo com o tema e sua orientação.

Alinhando o ritmo da equipe

Inicialmente, entrar no ritmo de reuniões retrospectivas pode ser um desafio, mas é fácil e, principalmente, eficiente para obter informações sobre o funcionamento da equipe e sobre as metas. A chave é garantir que todos se sintam confortáveis para participar.

Leia também: 3 motivos para evitar as apresentações de slides em reuniões

Fonte: Medium

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário